Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Capacitação, cidadania e cultura integram o projeto Mulheres do Pará


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, começou nesta segunda-feira (5) o projeto “Mulheres do Pará – Avanços, Conquistas e Desafios”, que oferecerá uma semana de ações destinadas ao fortalecimento da luta contra discriminação, preconceitos e violência, que atingem principalmente as mulheres. A programação está a cargo da Coordenadoria Estadual de Promoção  dos Direitos da Mulher (CPDM), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
                                                              

Nesta terça-feira (06), um dos eventos da programação é o seminário “Atividades Agrícolas como opção para a autonomia econômica das mulheres”, realizado no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

Durante o seminário será lançado o projeto Flor de Maria, que promoverá a floricultura e a olericultura (cultivo de hortaliças) como atividades econômicas complementares à renda das trabalhadoras rurais. A capacitação será feita por meio de treinamentos em técnicas de cultivo, profissionalização e empreendedorismo.

A Sagri doará sementes para o cultivo de hortaliças, as ferramentas e outros insumos. O apoio à comercialização da produção será feito com a participação em feiras e outros eventos, para garantir o escoamento.

Na quarta-feira (7) será realizado o Seminário Metropolitano de Política para as Mulheres, promovido pela Coordenadoria da Mulher de Ananindeua, com o objetivo de discutir políticas públicas para as mulheres da Região Metropolitana de Belém.

Justiça e saúde – O Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua (CRF) abriga atualmente 620 mulheres – a maior parte da população carcerária feminina do Estado, que é de 790 internas.

Até sexta-feira (09), as reclusas do CRF participarão de uma ação de cidadania, que levará à casa penal orientação jurídica, expedição de documentos, teste rápido de HIV/Aids, prevenção do câncer de colo do útero, noções de primeiros socorros,  serviços do Procon (defesa do consumidor), oficinas de teatro e pintura, cadastro de doadores de medula óssea e atrações culturais.

A semana dedicada à mulher terminará no próximo domingo (11) com uma caminhada, que sairá às 8h da Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas, e seguirá até a Praça da República.

O Programa Pro Paz Mulher - em parceria com vários órgãos governamentais, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, associações de bairro e centros comunitários – promoverá na Praça da República serviços destinados à população feminina. A ação será animada por várias atrações culturais.

Segundo Maria Trindade, da Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Mulher, a programação da semana visa comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas também aproveitar a data “para debater a situação atual da mulher no Pará”.

Texto:
Marcio Flexa-Secom

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...