Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Sagri lança projeto Flor de Maria na Semana da Mulher


O Governo do Estado lançou, na manhã desta terça-feira (6), o "Flor de Maria", o primeiro projeto da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) voltado exclusivamente para as mulheres do campo. O lançamento foi feito pelo secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, durante o seminário “Atividades Agrícolas como opção para a autonomia econômica das mulheres” que a Sagri realizou como parte da programação do projeto do Governo “Mulheres do Pará – Avanços, Conquistas e Desafios”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março.

Produtoras rurais de Ananindeua, Marituba, Santa Izabel do Pará, Castanhal e até de Capanema lotaram o auditório da Sagri para participar do lançamento do projeto, que teve como convidados os prefeitos Helder Barbalho, de Ananindeua, e Maria Ribeiro, de Palestina do Pará, e Maria Trindade, coordenadora Estadual de Promoção dos Direitos da Mulher (CPDM), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

“O Flor de Maria não é apenas a produção e a comercialização de flores e hortaliças, mas um importante trecho da história de conquistas das mulheres, no caso, mais especificamente, na agricultura”, afirmou Hildegardo que, cumprimentou a todas as mulheres presentes também em nome do governador Simão Jatene, que ele representou no evento. O projeto, segundo ele, “é um caminhar juntos”, já que a Sagri vai não só capacitar, mas doar sementes e mudas e auxiliar na comercialização. O secretário anunciou, inclusive, a construção de um mercado de flores, pela Sagri, em Ananindeua.

Maria Trindade, coordenadora do projeto Mulheres do Pará, que falou em nome de todas as mulheres presentes, elogiou a transversalidade do projeto que, segundo ela, tem tudo para dar certo e vai ajudar muitas mulheres “a sair do ciclo de violência por causa da dependência econômica”. O prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, que também é presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) disse que pretende levar a ideia para todos os municípios. Ele elogiou a junção entre produção e proteção social que o projeto Flor de Maria realiza, já que é voltado para mulheres que são arrimo de família ou consideradas vulneráveis.

Para a produtora rural de Santa Izabel do Pará, Anésia de Deus dos Santos,  que produz farinha, goma, tucupi e verduras, o projeto vai ser muito bom. "É uma mão, veio para nos fortalecer com certeza”. Segundo ela, só agora se começa a olhar com mais carinho para as mulheres produtoras que se levantam às 5h da manhã “para alimentar o povo da cidade”. Para Emília Lopes, que já produz plantas ornamentais e medicinais, em Marituba, o Flor de Maria vem “justamente pra ampliar mais o nosso trabalho. O projeto é muito bom, muito bom mesmo. A minha expectativa é que melhore pra gente porque um dos nossos problemas era ter onde vender”.

“Gostei do projeto, muito bonito, já faz muito tempo que eu trabalho com planta, sou produtora, tenho a minha área, mas nunca ninguém tinha olhado por nós. Já vendo flores, plantas, mudas, mas agora vai melhorar mais ainda”, afirma dona Deolinda de Sousa Silva, produtora rural de Marituba.

O projeto Flor de Maria promoverá a floricultura e a olericultura (cultivo de hortaliças) como atividades econômicas complementares à renda das trabalhadoras rurais. A capacitação será feita por meio de treinamentos em técnicas de cultivo, profissionalização e empreendedorismo. A Sagri doará sementes para o cultivo de hortaliças, as ferramentas e outros insumos. O apoio à comercialização será feito com a participação em feiras e outros eventos, para garantir o escoamento da produção.

Texto:
Raimundo Sena-Sagri

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...