Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Projeto Escola da Vida inicia ano letivo


Uma solenidade cívico-militar marcou, na manhã desta segunda-feira, 5, a abertura do ano letivo do Projeto Escola da Vida, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com o apoio do Pro Paz. A iniciativa vai atender, só este ano, 1.708 crianças e adolescentes na faixa de 10 a 15 anos.

A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Pará, Ana Jatene, e da gerente do programa Pro Paz, Izabela Jatene, as mais fortes apoiadoras da retomada do projeto, que ficou parado no governo passado. O "Escola da Vida" existe desde 1993, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco. Atualmente o projeto é desenvolvido nos polos de Belém, Ananindeua, Marituba, Icoaraci, Castanhal, Abaetetuba, Santa Izabel, Capanema, Salinópolis e Santarém.

"Este projeto é muito importante para essas crianças, que sem incentivo podem ter como destino a criminalidade. Nessa nova fase, estamos apoiando a presença do projeto em outros polos, atendendo a uma demanda da sociedade que queria o retorno do "Escola da Vida", afirmou Ana Jatene, dando como exemplo positivo o envolvimento da família.

Em seu pronunciamento, a primeira-dama destacou o exemplo de superação e força de vontade do jovem Wilvalber Madson da Silva Franco, 15 anos, que é portador de deficiência física e integra o projeto no polo de Marituba. O jovem declarou que sempre quis fazer parte do projeto. "É a oportunidade que tenho de me relacionar com outras pessoas, adquirir conhecimento e crescer", justificou.

A gerente do Pro Paz, Izabela Jatene, lembrou que foi professora no "Escola da Vida" em 1993. "Fico honrada em ter participado desse trabalho, em ter contribuído de alguma forma para o crescimento de crianças e adolescentes", ressaltou, lamentando o descaso com que a gestão passada tratou a iniciativa. "Encontramos o projeto sem orçamento, sem condições de sustento próprio", frisou, lembrando que só foi possível retomar as atividades com o apoio do Governo do Estado.

"Projetos como esse merecem ser fortalecidos porque trazem retorno positivo para a sociedade. O Corpo de Bombeiros, com a lógica da disciplina, faz com que essas crianças e adolescentes tenham novas oportunidades na vida", ressaltou Izabela Jatene. A juíza Odete Carvalho, titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude, também elogiou o "Escola da Vida". "É um trabalho maravilhoso, cujos resultados nos mostram as ações do Poder Público na prática. Isso é ótimo para a população atendida".

Segundo o coordenador de projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Nahum Fernandes, desde sua criação já passaram pelo projeto cerca de 20 mil crianças e adolescentes. "Para fazer parte do projeto é necessário estar matriculado na rede pública de ensino. Aqui eles aprendem noções de cidadania, primeiros socorros, informática, educação ambiental, educação física, além de participarem de palestras sobre prevenção às drogas, violência e acidentes domésticos", afirmou o coronel, lembrando que os jovens participam ainda de passeios, programações festivas e olimpíadas entre os polos.

Ana Jatene e Izabela Jatene receberam dos alunos Railam e Mara Pinheiro, do polo de Marituba, buquês de flores. Participaram também da solenidade o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hegesipo Donato; a assessora técnica, Ioneli Azevedo, representando a chefe da Casa Civil, Sofia Feio; e o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar e coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coronel Costa Júnior.

Texto:
Janise Abud-Casa Civil

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...