Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Feirantes do Ver-o-Peso participam da programação pelo Dia Mundial do Rim


O Dia Mundial do Rim é comemorado desde 2006, a partir de uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia com a Federação Internacional das Fundações Renais. A data é celebrada nas segundas quintas-feiras do mês de março, que neste ano cairá no próximo dia 8. Nesta data, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), juntamente com a Sociedade Paraense de Nefrologia e Hospital Ophir Loyola, realizará uma ação no mercado do Ver-o-Peso, tendo como público-alvo os feirantes que trabalham no local. O evento marca o início da programação destinada a informar a população sobre os cuidados necessários para evitar as doenças renais.

Na FHCGV, a programação terá início no dia 5, com a realização de palestras educativas no auditório “Dr. Ronaldo de Araújo”, que fica no prédio administrativo da instituição, e no auditório do Centro de Hemodiálise “Dr. Monteiro Leite”, localizado na Rua dos Mundurucus, em frente à Praça Batista Campos. As palestras acontecerão sempre no horário de 8h as 15h e terão com temas “Rim – sua importância e suas funções”; “Peso pré e pós diálise”; “Acesso dialítico”; “Consumo adequado do sal”; “Tratamento nutricional de pacientes em diálise”; “Direitos e deveres do paciente com doença renal crônica” e “Alterações emocionais na doença renal crônica”.

No dia 8, a partir das 8h, a programação dará atenção especial aos feirantes e demais trabalhadores que atuam no Ver-o-Peso. Na ocasião, além de palestras, uma equipe multiprofissional formada por nefrologistas, nutricionistas e técnicos de Enfermagem fará testes e fornecerá informações sobre a importância do bom funcionamento dos rins, os cuidados a serem tomados para prevenir doenças renais e a melhor forma de condução dos pacientes em diálise e transplante renal. No dia 10 (sábado), a mesma ação será realizada na Praça Batista Campos, no horário de 8h as 13h.

Doenças renais - Muita gente ainda desconhece a funcionalidade e importância dos rins, tampouco sabe a respeito das doenças que os afetam. Contudo, milhares de pessoas vêm a óbito em decorrência de doenças renais. A principal função dos rins é a remoção das toxinas e do excesso de água do nosso organismo. Além disso, eles têm um papel fundamental no controle da pressão arterial, estão envolvidos na produção de células vermelhas do sangue e mantêm a saude dos ossos.

Muitos também são os que ignoram a influência da hipertensão arterial e da diabetes para o desenvolvimento das doenças renais. Estima-se que em todo o mundo cerca de 246 milhões de pessoas sofram de diabetes, sendo que essa marca pode chegar a cerca de 380 milhões em 2025. Quase um terço dos pacientes diabéticos desenvolve doença renal. Infelizmente, somente a metade das pessoas diagnosticadas como diabéticas fazem o teste para avaliação da função renal.

A grande preocupação hoje é que as doenças renais quase sempre são diagnosticadas tardiamente, quando o paciente já necessita de diálise ou transplante. Atualmente, cerca de 1,5 milhão de pacientes fazem diálise ou são transplantados renais. A previsão é de que esse número dobre nos próximos 10 anos. No Brasil, calcula-se que 10 milhões de indivíduos sejam portadores de doença renal crônica, sendo que aproximadamente 70 mil pacientes estão em diálise, aguardando por um transplante. O intuito da comunidade nefrológica é assegurar um diagnóstico precoce dessa doença, por meio da realização de exames preventivos, que são simples, baratos e, ao mesmo tempo, essenciais para que se evite um diagnóstico tardio da doença.

Nos últimos anos, o número de pacientes com insuficiência renal crônica tem crescido assustadoramente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Alguns já se referem à doença como a “nova epidemia do século XXI”. Muitas vezes silenciosas, as doenças renais crônicas atingem atualmente mais de 500 milhões no planeta. Hipertensão arterial, glomerulonefrites e diabetes são as três principais causas das doenças renais crônicas. No Brasil, quase dois milhões de pessoas apresentam diagnóstico de problemas renais, mas 70% não sabem disso. Temos hoje mais de 70 mil pacientes em diálise e 25 mil transplantados renais com enxerto funcionante.

Texto:
Felipe Gillet-HC

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...