Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Ações pelo Dia Mundial do Rim terão apoio da Sespa


Para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de manter os rins saudáveis, uma ação envolvendo a Sociedade Paraense de Nefrologia (SBN), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e hospitais Ophir Loyola e de Clínicas Gaspar Vianna, lembrará o Dia Mundial do Rim, nesta quinta, 8 de março, no Solar da Beira, e no sábado, 10, na praça Batista Campos, com uma campanha cujo foco é a prevenção.

Comemorada há seis anos, a data alusiva ao Dia Mundial do Rim é sempre celebrada na segunda quinta-feira de março e coincidiu, em 2012, com o Dia Internacional da Mulher. Segundo o médico nefrologista e presidente da SBN, Luis Cláudio Pinto, a data é marcada pela realização de ações de conscientização também em todo o País, no intuito de ressaltar a importância do diagnóstico precoce da insuficiência renal e o impacto negativo que a doença causa ao coração.

A campanha, cujo lema é “Rins em defesa da vida”, começará oficialmente nesta quinta-feira, 8, a partir das 8 da manhã, no Solar da Beira, no mercado do Ver-o-Peso, com uma ação denominada “Ver-o-Rim”, que chamará a atenção de hipertensos e diabéticos, além de idosos e demais indivíduos que possuem histórico familiar de doença renal. Segundo informações da SBN, estes fazem parte do grupo da nefropatia, que deve ficar atento aos sinais da doença.

Por meio de inquérito padronizado, no Solar da Beira serão oferecidos aferição de pressão arterial para detecção de hipertensos; medição de glicemia digital, para investigação de pacientes com suspeita de diabetes; avaliação de risco cardiovascular através de medidas antropométricas - altura, peso, cintura e quadril – sendo tudo realizado por equipe multiprofissional formada por técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, acadêmicos de medicina e nefrologistas.

A ideia de ser fazer uma ação no mercado do Ver-o-Peso foi de atingir um público em torno de mil pessoas, potencialmente sem acesso aos planos de saúde. “Além disso, é um local onde circula muita gente e que talvez antes não tivesse alguma ação em torno da prevenção de doenças renais”, explica o nefrologista Luiz Cláudio Pinto.

Ainda de acordo com o nefrologista, a insuficiência renal age de forma silenciosa e, por isso, dificulta a agilidade no diagnóstico, o que compromete a saúde do coração. Isso tudo pode ser evitado caso a doença seja detectada em fase inicial, através de exames de rotina, como a dosagem da creatinina no sangue e a análise de urina com a pesquisa de perda de proteína.

A mesma mobilização e a prestação de serviços acontecerão também neste sábado, 10, de 8 às 13 horas, na praça Batista Campos, tendo como referência e apoio o Centro de Hemodiálise Monteiro Leite. Durante a programação haverá a apresentação do poeta e compositor Edinaldo Tocantins. A ideia é chamar a atenção de um outro nível de público, justamente aquele que usa a praça pra se exercitar ou pra recuperar a saúde.

Além das duas ações, há também o ciclo de palestras internas promovidas pelas equipes multiprofissionais dos serviços de Nefrologia do Hospital de Clínicas e do Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, no período de 5 a 10 de março, numa programação específica, nesses dois locais, para pacientes em diálise e seus familiares, cuidadores e servidores desses locais. Essas palestras conterão importantes informações acerca da doença renal, passando pela adesão ao tratamento a partir do olhar de psicólogos e assistentes sociais, até as recomendações nutricionais e leitura de rótulos em alimentos, incluindo visitas monitoradas a supermercados.

Apoio

Antes, durante e depois da campanha “Rins em defesa da vida”, principalmente durante este mês de março, a SBN espera ainda projetar os objetivos desse lema através da conscientização junto ao público em geral, seja por meio de faixas antes de jogos nos estádios de futebol, mensagens em telefones celulares, nas contas de água e de energia e nas redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter.

As campanhas no Solar da Beira e na praça Batista Campos também contam com o apoio da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT), Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia – Regional Pará (Soben) e Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

Serviço: A campanha “Rins em defesa da vida” será realizada nesta quinta-feira, 8, de 8 às 13 horas, no Solar da Beira, mercado do Ver-o-Peso, em
Belém. No sábado, a campanha acontece também de 8 às 13 horas, na praça Batista Campos, em frente ao Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, entre Padre Eutíquio e Serzedelo Corrêa.

Texto:
Mozart Lira-Sespa

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...