Um projeto de intervenção urbanística simples e de baixo
custo garantiu mais segurança à travessia de pedestres na Avenida Júlio César,
contribuindo para reduzir o congestionamento registrado no local,
principalmente nos horários de pico. O projeto foi implementado pelo Núcleo de
Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), ligado à Secretaria Especial
de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra).
Foi instalado um semáforo, em parceria com a Companhia de
Transportes do Município de Belém (Ctbel), para permitir a passagem de
pedestres com segurança, em períodos de 45 segundos, na faixa localizada a 70
metros da descida do elevado Gunnar Vingren. A cada três minutos o sinal
permitirá a passagem de veículos.
Antes da conclusão do projeto, uma contagem de tráfego feita
por engenheiros do Núcleo constatou que ocorriam 25 interrupções (passagem de
pedestres) nos horários de pico, durante o período de 15 minutos, e a
quantidade de pedestres que atravessam chegava a 600 no mesmo período. Isso
causava o acúmulo de veículos e, consequentemente, o congestionamento.
A travessia para pedestres foi instalada a cerca de 50
metros da faixa cidadã que havia no local, incluindo o reposicionamento das
paradas de ônibus, reforma dos abrigos e recomposição de calçadas e do canteiro
central na área que recebeu a intervenção. A pintura sinalizadora da faixa de
pedestre indica o sentido de passagem para orientar a travessia.
A coordenadora técnica do NGTM, Marilena Mácola Marques,
informou que o projeto é uma medida emergencial, adotada pelo Núcleo de
Gerenciamento para solucionar o gargalo no trânsito da área. “Durante a semana
passada o projeto esteve em fase de observação final pelos nossos engenheiros
e, na manhã de sexta-feira (2) concluímos a fase de análise”, disse Marilena.
Benefícios - A conclusão do projeto melhora diretamente o
tráfego de veículos e pedestres; reduz o congestionamento no perímetro; aumenta
a segurança para os pedestres; ordena as paradas dos ônibus e permite o acesso
de portadores de necessidades especiais à faixa de pedestres.
“As intervenções adotadas foram cautelosamente estudadas e
planejadas pelo NGTM para mitigar o congestionamento neste trecho e,
principalmente, aumentar a segurança na travessia dos pedestres. Chegamos a uma
solução eficaz e com baixo custo para o Estado”, destacou Marilena Mácola. O
governo investiu R$ 23 mil no projeto.
As medidas foram necessárias devido ao grande número de
veículos que passaram a utilizar o perímetro após a conclusão do prolongamento
da Avenida Centenário, que liga a Rodovia Augusto Montenegro à Avenida Júlio
César.
Estudos realizados pelos engenheiros do NGTM constataram que
o trecho apresenta um fluxo de aproximadamente 4.700 carros por hora, entre
7h15 e 8h15. Das 18 às 19h, esse número ultrapassou 4.923. Os estudos também
constataram a passagem de cerca de 600 pedestres, por hora, ao longo do dia.
Com a conclusão desta primeira parte do projeto urbanístico,
o NGTM inicia os procedimentos para a segunda fase, que prevê soluções
definitivas contemplando as necessidades de veículos e pedestres, como o
reposicionamento e a reutilização da passarela próxima ao local.
O NGTM é responsável pela implantação do Projeto Ação
Metrópole, cujo principal objetivo é melhorar a mobilidade na Região
Metropolitana de Belém (RMB).
Texto:
Manuela Viana-NGTM