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terça-feira, março 06, 2012

Projeto garante mais segurança a pedestres na Avenida Júlio César


Um projeto de intervenção urbanística simples e de baixo custo garantiu mais segurança à travessia de pedestres na Avenida Júlio César, contribuindo para reduzir o congestionamento registrado no local, principalmente nos horários de pico. O projeto foi implementado pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), ligado à Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra).


Foi instalado um semáforo, em parceria com a Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), para permitir a passagem de pedestres com segurança, em períodos de 45 segundos, na faixa localizada a 70 metros da descida do elevado Gunnar Vingren. A cada três minutos o sinal permitirá a passagem de veículos.

Antes da conclusão do projeto, uma contagem de tráfego feita por engenheiros do Núcleo constatou que ocorriam 25 interrupções (passagem de pedestres) nos horários de pico, durante o período de 15 minutos, e a quantidade de pedestres que atravessam chegava a 600 no mesmo período. Isso causava o acúmulo de veículos e, consequentemente, o congestionamento.

A travessia para pedestres foi instalada a cerca de 50 metros da faixa cidadã que havia no local, incluindo o reposicionamento das paradas de ônibus, reforma dos abrigos e recomposição de calçadas e do canteiro central na área que recebeu a intervenção. A pintura sinalizadora da faixa de pedestre indica o sentido de passagem para orientar a travessia.

A coordenadora técnica do NGTM, Marilena Mácola Marques, informou que o projeto é uma medida emergencial, adotada pelo Núcleo de Gerenciamento para solucionar o gargalo no trânsito da área. “Durante a semana passada o projeto esteve em fase de observação final pelos nossos engenheiros e, na manhã de sexta-feira (2) concluímos a fase de análise”, disse Marilena.

Benefícios - A conclusão do projeto melhora diretamente o tráfego de veículos e pedestres; reduz o congestionamento no perímetro; aumenta a segurança para os pedestres; ordena as paradas dos ônibus e permite o acesso de portadores de necessidades especiais à faixa de pedestres.

“As intervenções adotadas foram cautelosamente estudadas e planejadas pelo NGTM para mitigar o congestionamento neste trecho e, principalmente, aumentar a segurança na travessia dos pedestres. Chegamos a uma solução eficaz e com baixo custo para o Estado”, destacou Marilena Mácola. O governo investiu R$ 23 mil no projeto.

As medidas foram necessárias devido ao grande número de veículos que passaram a utilizar o perímetro após a conclusão do prolongamento da Avenida Centenário, que liga a Rodovia Augusto Montenegro à Avenida Júlio César.

Estudos realizados pelos engenheiros do NGTM constataram que o trecho apresenta um fluxo de aproximadamente 4.700 carros por hora, entre 7h15 e 8h15. Das 18 às 19h, esse número ultrapassou 4.923. Os estudos também constataram a passagem de cerca de 600 pedestres, por hora, ao longo do dia.

Com a conclusão desta primeira parte do projeto urbanístico, o NGTM inicia os procedimentos para a segunda fase, que prevê soluções definitivas contemplando as necessidades de veículos e pedestres, como o reposicionamento e a reutilização da passarela próxima ao local.

O NGTM é responsável pela implantação do Projeto Ação Metrópole, cujo principal objetivo é melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Texto:
Manuela Viana-NGTM

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