Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Projeto Tijolo Verde vai dinamizar produção cerâmica na região do Rio Capim


O projeto Tijolo Verde lançado na última sexta-feira, 2, durante o IV Seminário Agropecuário de Irituia, que discute uma nova forma de produção baseada nos princípios da agroecologia e respeita os limites da natureza. A partir de áreas reflorestadas, o projeto pretende aumentar a produção de matéria-prima para o setor cerâmico da Região de Integração do Rio Capim e evitar a derrubada da floresta nativa.

Agricultores familiares de Irituia serão capacitados para se integrar ao sistema agroflorestal com o objetivo de garantir uma fonte de energia limpa e renovável para a indústria cerâmica, que tem grande importância socioeconômica na região. O projeto vai aumentar a geração de emprego e renda e a competitividade do setor cerâmico e florestal nos mercados local, nacional e internacional.

A Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) é uma das instituições parceiras do projeto Tijolo Verde, ao lado do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Pará Rural, Prefeitura de Irituia e o Sindicato das Indústrias Cerâmicas de São Miguel do Guamá e Regiões Ceramistas (Sindicer).

O Tijolo Verde contém uma série de ações voltadas ao incremento do setor produtivo florestal, por meio de práticas sustentáveis de recuperação de áreas alteradas, como plantio, exploração, processamento e comercialização de produtos e serviços em escala comercial de produção, nas comunidades de agricultores familiares e populações tradicionais envolvidas no projeto.

O Estado vai fomentar o preparo de área, a correção e mecanização do solo, a definição dos arranjos produtivos e a produção de mudas. O diretor de Desenvolvimento das Cadeias Florestais do Ideflor, Benito Calzavara, enfatiza que o fomento do Estado vai até a capacitação dos produtores, a partir daí entra o financiamento do Programa Nacional de Agricultura Familiar - Pronaf Floresta. O cadastramento dos produtores foi realizado em fevereiro.

As instituições parceiras assinaram um termo de compromisso, com vigência de dois anos, garantindo as condições necessárias ao cumprimento das atividades que vão viabilizar o projeto Tijolo Verde com objetivo de dinamizar a produção cerâmica e florestal na região do Rio Capim.

O secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, foi um dos palestrantes do Seminário Agropecuário de Irituia, onde falou sobre a Amazônia Produtiva e Sustentável, abordando a sustentabilidade como oportunidade de geração de renda.

Texto:
Leni Sampaio-Sagri

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...