Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Documentário "Pau e Corda" conta histórias de quem vive o carimbó


Documentário produzido pela TV Cultura do Pará vai mostrar as histórias de pessoas envolvidas com o mais paraense dos ritmos, em “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”, que tem direção de Robson Fonseca. O lançamento para os participantes e apoiadores do projeto será dia 25 de março, às 18h, no Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, com uma roda de carimbó, aberta ao público. A estreia na TV Cultura será dia 1 de abril, às 18h30, na faixa Cultura.Doc. Os grupos Sancari (Belém), Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo), O Uirapuru (Marapanim) e Sabiá (Curuçá) gravaram videoclipes nas suas respectivas cidades, para o documentário.

Segundo Robson Fonseca, o documentário não busca contar a história antropológica do carimbó, mas sim, mostrar histórias de uma gente que mantém acesa a chama dessa cultura tão rica e singular na sua diversidade. “E como eu já tenho essa familiaridade com a linguagem do vídeoclipe, pensei que produzir vídeos com os grupos seria uma forma de homenageá-los e registrar a beleza das suas criações”, informou.

Os personagens são pessoas simples, como pescadores, lavradores, catadores de mariscos e crustáceos, camponeses, trabalhadores urbanos, devotos, ou seja, mostra uma cena múltipla e encantada pelos tambores. Além dos bate-papos, depoimentos e vídeoclipes, foram produzidos pequenos vídeos sobre temas diversos, vez ou outra conectados com o contexto dos depoimentos, que trazem experiências e visões alternativas sobre a cultura do carimbó.

“Um dos filmetes apresenta o 'carimbó de exportação' em um passeio turístico pela orla de Belém, outro evidencia o carimbó como fonte de pesquisa para outras linguagens artísticas, outro aborda a pesquisa do inventário do Carimbó, e por aí vai, de acordo com o contexto onde são inseridos”, explica o diretor. “Pau e Corda: Histórias de Carimbó” é o primeiro documentário dirigido por Robson Fonseca. A equipe foi composta por André Mardock na direção de fotografia, Felipe Cortez na produção executiva, Gilberto Bessa na iluminação e Luis Fabiano no suporte de transporte.

Serviço:
Exibição de "Pau & Corda: Histórias de Carimbó"
Data: 25.03.2012
Horário: 18h
Entrada franca

Texto:
Ronaldo Quadros-Funtelpa

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...