Total de visualizações de página

terça-feira, junho 26, 2012

Idosos debatem direitos em encontro realizado pela Sesma



Diversos órgãos que trabalham com o idoso em Belém, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira,26, num encontro realizado pela Secretaria Municipal de Saúde para discutir questões como a prevenção de acidentes e a violência contra os idosos. “Para eles estarem atentos aos seus direitos e quando estes direitos forem violados”, declarou a diretora do Núcleo de Promoção à Saúde da Sesma,Maisa Gomes, sobre o evento.
A ação faz parte do projeto Vida no Trânsito e reuniu o Ministério Público Estadual, representado pelo promotor Waldir Macieira; Delegacia do Idoso, pela assistente social Angélica Barbosa. Representando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu,a psicóloga Carla Casado falou sobre acidentes de trânsito envolvendo idosos.
“Identificamos muitos atropelamentos.O bairro São Brás é onde mais idosos são atropelados, seguido pela Avenida Pedro Álvares Cabral”,comentou.
O encontro foi motivado pelo Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, que aconteceu no último dia 15 de junho. Em Belém, mais de 90 mil idosos estão cadastrados na rede pública municipal de Saúde. Apenas na Casa do Idoso, espaço que é referência no atendimento à pessoa idosa, são nove mil pacientes cadastrados.
Cada órgão convidado apresentou as suas ações desenvolvidas e projetos para prevenir os acidentes e a violência contra a pessoa idosa em Belém. A Companhia de Transportes de Belém – CTBel, também participou do encontro. Profissionais da Casa do Idoso e das unidades municipais de saúde que atuam diretamente nos programas de saúde da pessoa idosa, participaram trocando experiências de trabalho.
Maria Costa e Silva, 80 anos, esteve presente tirando dúvidas. “Já cai dentro do ônibus e não sabia que isso era como um acidente de trânsito”, comentou. Ela recebeu o Estatuto do Idoso no início do evento. “Agora vou poder estudar melhor meus direitos e deveres, claro”, disse.

Texto: Liandro Brito -Ascom Sesma
Fotos: João Gomes

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...