Total de visualizações de página

terça-feira, junho 26, 2012

Aluno da Uepa é destaque em programa de pesquisa no Canadá

                Alonso Lira, aluno do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e que atualmente encontra-se no Canadá, é um dos destaques de um projeto de pesquisa biomédica desenvolvido na Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade McMaster. Lira, que já foi aluno de iniciação científica na Uepa, desenvolve em conjunto com o Dr. Bernardo Trigatti uma pesquisa que poderá ser de vital importância para o tratamento da arteriosclerose, uma das principais causas das doenças cardiovasculares.
                A doença faz com que a gordura se acumule na corrente sanguínea, aumentando os riscos de ataques cardíacos e derrames, e contribuindo também para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Com o aumento dos diagnósticos de doenças do coração - na América do Norte e no mundo todo -, a pesquisa, por seu caráter preventivo, poderá ajudar a frear a progressão da patologia nos pacientes de risco.
                Para Alonso, essa pesquisa no Canadá é uma extensão da sua paixão pela cardiologia, inspirada por vários de seus professores na Uepa, entre eles a reitora da instituição, Marília Brasil Xavier. Antes de iniciar os estudos no Canadá, Alonso havia feito uma pesquisa sobre as interações entre uma bactéria comum e o vírus HIV, na população brasileira.
                Agora ele está ansioso para combinar suas experiências de pesquisa com um futuro mestrado em ciências médicas, especificamente em patologia, no Canadá. “O programa Mitacs Globalink abriu minha mente para pensar no Canadá como um país de destino para pesquisadores e certamente será uma de minhas primeiras opções quando fizer minha pós-graduação”, explica Alonso.

Fonte: Mitacs Globalink
Texto:
Ize Sena-Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...