Total de visualizações de página

segunda-feira, junho 25, 2012

Paratur oferece roteiros turísticos para jornalistas especializados

                Belém, Vigia, Marajó e Santarém fizeram parte do city tour e famtur oferecidos pelos parceiros da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) aos participantes da VI Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012). Os passeios foram incluídos na programação com o objetivo de fazer com que os multiplicadores do turismo pudessem vivenciar a experiência de estar nos principais atrativos turísticos e depois divulgar os destinos.
                Entre os dias 23 a 25, os grupos puderam conhecer rotas turísticas nas regiões de Belém, Amazônia Atlântica, Marajó e Tapajós, em passeios que revelaram as belezas naturais, cultura e história, dentre outros atrativos e peculiaridades de cada destino.
                Basílica de Nazaré, Ver-o-Peso e Polo Joalheiro foram alguns dos pontos turísticos de Belém visitados por jornalistas especializados em turismo que participaram do roteiro “City Tour da Amazônia, natureza, cultura e história”, oferecido pela empresa Brazil Amazon Turismo e pela Paratur. Na programação do city-tour por Belém, houve visita à Basílica de Nazaré e aos complexos Feliz Lusitânia e Ver-o-Peso, incluindo fotos no Forte do Presépio com dançarinos de carimbó.
                Também no roteiro estavam o Parque da Residência, Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, Palacete Pinho, Mangal das Garças e, para concluir, a Estação das Docas, onde a empresa Vale Verde Turismo ofereceu um passeio fluvial pela baía do Guajará e rio Guamá, a bordo do barco Tribo dos Kayapós. Os participantes tiveram uma vista panorâmica da cidade de Belém e de seu entorno com as ilhas, observando a importância dos rios no contexto amazônico e as diferentes embarcações.
                Entre os jornalistas convidados participaram representantes de revistas, blogs, TVs, jornais, sites e organizações que agregam jornalistas especializados de vários locais do Brasil, além da equipe da TV peruana Del Barrio, que gravou imagens para um documentário que mostra a importância da bacia amazônica desde a nascente do rio Amazonas até sua foz, mostrando o Pará como parte da rota do rio.
                Os jornalistas Heitor e Silvia Reali, convidados para a Fita, vão publicar no próximo semestre na revista “Brasileiros” e em outras publicações especializadas uma variedade de matérias. A produção inclui mais de 20 municípios paraenses, entre os quais Belém, Paragominas – com o conceito do programa Municípios Verdes –, Bragança, Soure e Salvaterra, entre outros. “A cada visita a Belém percebemos que as coisas estão diferentes. Achamos interessantes as revitalizações dos equipamentos turísticos”, observou Heitor.
                João Zucarato, do informativo “Dia a Dia Pedra Azul”, se encantou com o Palacete Pinho. Ele solicitou à Paratur a inclusão do equipamento em sua pauta após assistir a uma novela brasileira que mostra o prédio como se fosse um hotel. “Esse Palacete é encantador. Obrigado pela oportunidade de conhecer um patrimônio do Ciclo da Borracha, tão importante para a história do Brasil e do Pará”, enfatizou.
                Editor da revista “Somos Amazônia”, que cobre os Estados da Amazônia Legal, Jânio Tavares também achou gratificante a participação na Fita. “Fiquei muito feliz com o convite. A experiência foi muito boa e certamente o Pará será bem divulgado em Roraima e nos Estados cobertos pela revista”, disse Jânio, que veio ao Pará a convite da Paratur e da Agência de Viagens Travel In Turismo. Ele aproveitou a viagem para reunir com representantes de outros Estados.
                O grupo de buyers e suppliers participantes da Fita seguiu ainda, no domingo, 24, para o arquipélago do Marajó, onde conheceu Salvaterra e a vila de Joanes, com seu sítio arqueológico do período colonial, além das praias da localidade. Depois, seguiu para Soure, para conhecer a cidade, praias e a criação de búfalos. O grupo também teve direito a um jantar tipicamente marajoara. No roteiro, a praia do Pesqueiro e a típica fazenda marajoara São Jerônimo, que tem localização privilegiada, com muitos atrativos naturais, além do passeio de búfalos e cavalos marajoaras.
                Outro grupo seguiu para o Tapajós, onde em Santarém conheceu o encontro das águas e a praia de Alter-do-Chão. O passeio também incluiu a travessia do Lago Verde e visitas à Serra da Piraoca e à Floresta Encantada. Participaram também das visitas integrantes de entidades médicas de diversas especialidades, que vieram à capital com o intuito de conhecer a capacidade estrutural do Estado e as possibilidades de receber eventos nacionais de grande porte, como congressos, simpósios, encontros e feiras.

Texto:
Benigna Soares-Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...