Total de visualizações de página

terça-feira, junho 26, 2012

Programa prepara estudantes da rede estadual para o Enem

                A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta terça-feira (26) a pesquisa de demanda para o Programa de Fortalecimento do Ensino Médio (Proenem) destinado aos estudantes que farão este ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participarão de processos seletivos de instituições de ensino superior. Os interessados em participar do programa devem registrar o interesse no portal da Rede Estadual de Ensino (www.seduc.pa.gov.br) até dia 13 de julho.
                Após esta data, o formulário será encaminhado as escolas que ofertarem turmas para o Proenem. Os alunos que manifestaram a intenção inicial de participar do programa serão avisados por e-mail e deverão se dirigir às escolas para fazer a inscrição. As aulas do programa começam dia 13 de agosto para as escolas da Região Metropolitana de Belém (RMB) e dia 18 de agosto no interior.
                Este ano, devem se inscrever cerca de 17 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio matriculados na rede estadual de ensino na RMB e no interior do Estado. O Proenem visa possibilitar o aprendizado, com qualidade, e de forma integrada dos conteúdos curriculares que permitam ao educando o acesso às instituições de ensino superior, por meio dos processos seletivos tradicionais e do Enem, reforçando a democratização do acesso à cultura e à educação superior.
                Ano passado, dos 10.781 aprovados nos vestibulares da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), 5.511 foram estudantes de escolas estaduais, o equivalente a 51% dos aprovados. A ação prevê o fortalecimento da preparação do aluno da rede estadual por meio de aulas complementares, com início em agosto, para as avaliações, e também são voltadas à melhoria do desempenho dos estudantes, considerando os índices previstos para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio no Pará em 2013.
                Na RMB, para quem estuda nos turnos da manhã e da tarde, as aulas complementares serão ministradas de segunda a sexta-feira, à noite. Quem estuda no turno da noite terá aulas aos sábados e domingos. No interior, as aulas serão aos sábados e domingos.
                O Proenem também promoverá um simulado online voltado para autoavaliação dos estudantes em relação às matrizes de referência das áreas de conhecimento previstas na estrutura curricular do ensino médio (ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação).

Texto:
Mari Chiba-Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...