Total de visualizações de página

segunda-feira, junho 25, 2012

Parceria na educação é tema de encontro entre Jatene e embaixador belga

                O governador Simão Jatene recebeu nesta segunda feira (25) visita de cortesia do embaixador da Bélgica, Claude Misson. Durante o encontro foi discutida a continuidade da parceria acadêmico-científica que algumas universidades daquele país já estabeleceram com as instituições de ensino superior paraenses. Esta é a quinta vez que Claude Misson visita o Pará, Estado que encerra a missão do embaixador no Brasil.
                Durante o encontro, Claude Misson destacou a participação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Entre os dias 4 e 8 de junho, a comitiva visitou dez universidades belgas, sendo cinco flamengas e outras cinco francófonas. Na ocasião, o grupo foi recebido pelo ministro da Educação do governo belga, Pascal Smet.
“Temos grande interesse em intensificar as relações com as universidades brasileiras, principalmente na execução do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, que tem como principal meta promover o intercambio dos alunos brasileiros às universidades belgas, com bolsas de estudos no exterior”, ressaltou. A Bélgica, segundo o embaixador, foi o país que mais ofereceu vagas aos estudantes brasileiros de nível superior nos últimos quatro anos.
                Ano passado foi lançado o primeiro edital para intercâmbio na Bélgica. A previsão é que a partir de 2013 sejam abertos novos editais para alunos de graduação de universidades brasileiras, com duração de seis a doze meses. Os alunos de doutorado também podem ter acesso às universidades belgas com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Caps) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Durante a visita da comitiva da Abruem, percebemos o interesse de alguns estudantes brasileiros em continuar seus estudos na Bélgica. Temos certeza que o Pará terá um numero significativo de representantes nesse sentido”, destacou o embaixador.
                Simão Jatene demonstrou o compromisso do Estado com a educação em todos os seus níveis. Uma das ações nesse sentido foi o lançamento, em março, do programa Mais Saber, que prevê até 2014 a aplicação de recursos na ordem de US$ 300 milhões na recuperação e restauro da rede física escolar, implantação do sistema de tempo integral nas escolas, melhoria do ensino médio (por meio de parcerias com fundações), aceleração da aprendizagem para combater a defasagem escolar e o atraso dos alunos nas séries regulares, além da premiação de servidores e alunos que se destacam na comunidade estudantil.

Texto:
Danielle Ferreira-Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...