Total de visualizações de página

terça-feira, junho 26, 2012

Governador entrega 34 leitos ao setor de Oncologia do "Ophir Loyola"




                Daniel Nascimento de Souza, 17 anos, faz tratamento contra leucemia desde novembro do ano passado no Hospital Ophir Loyola, e as sessões de quimioterapia devem durar até outubro deste ano. O tratamento de Daniel, assim como de vários outros pacientes, vai continuar em leitos novo e mais equipados. Ele, que é paciente da Hematologia, está entre os que serão transferidos nesta quarta feira (27) para as novas instalações da clínica, localizada no 3º andar do HOL, entregues nesta terça-feira (26), totalmente reformadas, pelo governador Simão Jatene. A Oncologia do "Ophir Loyola" passa a contar com 34 leitos novos.
                Na solenidade entrega do novo espaço, Simão Jatene destacou que a estratégia do Governo do Estado para a reforma do HOL teve como prioridade não interromper o tratamento dos pacientes. Para isso, foi adquirido um novo hospital, o Centro Hospitalar Jean Bitar, para o qual foram transferidos os pacientes do terceiro pavimento. “Com isso liberamos o 3º andar, e só assim foi possível fazer a reforma. O próximo passo é transferir os pacientes do 2º andar para o pavimento reformado, e assim iremos fazer a reforma de todos os pavimentos”, garantiu o governador.
                O projeto, orçado em R$ 614 mil, incluiu na revitalização, além da reforma e pintura do espaço, leitos equipados com reanimadores cardíacos, aparelhos de oxigenação, réguas de gases, divisórias entre os leitos, armários individuais e poltronas para os acompanhantes. A novidade, segundo a arquiteta hospitalar responsável pelo projeto, Áurea Helyete Ramos, foi o emprego da cromoterapia como terapia coadjuvante no tratamento dos pacientes oncológicos. “Nós demos um tratamento especial na cor das enfermarias e no posto de enfermagem, trazendo mais suavidade ao ambiente. Outra tônica que estamos adotando no HOL é a valorização da cultura regional, por isso instalamos alguns painéis nesse andar com a temática regional. É uma forma de o paciente se sentir um pouco mais próximo de casa, e num ambiente humanizado”, ressaltou.
                Com a reforma, o 3º andar passou de 40 para 34 leitos, o que ampliou os espaços das enfermarias, possibilitando mais conforto para os pacientes e acompanhantes. A distância entre os leitos também aumentou, trazendo mais privacidade para quem está em tratamento nas enfermarias. Os acompanhantes também terão dois banheiros exclusivos no corredor principal do pavimento. “A ampliação do espaço possibilita uma melhor circulação das pessoas e traz mais conforto aos pacientes e acompanhantes”, explicou o diretor do HOL, Vitor Moutinho.
                A próxima etapa do projeto, orçada em R$ 1,3 mil, será a revitalização de uma área de 1,3 mil metros. Após a reforma, o novo espaço contará com 120 leitos e oito salas de cirurgia. A obra deve iniciar imediatamente após a transferência dos pacientes para o pavimento reformado, destinado à Hematologia e Cirurgia Oncológica.

Texto:
Danielle Ferreira-Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...