Total de visualizações de página

terça-feira, junho 26, 2012

Seminário debate redução de danos para usuários de drogas

                Em alusão ao 26 de junho, Dia Internacional de Combate às Drogas, o Seminário “Políticas Públicas Sobre Álcool e Outras Drogas e Práticas de Cuidado: o Papel do Estado”, iniciado nesta terça-feira, 26, no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Marco, debaterá nos próximos dois dias uma série de itens envolvendo as políticas, perspectivas e caminhos da redução de danos como estratégia de cuidado dos usuários de drogas.
                Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, o evento conta com a participação de representantes do Conselho Estadual sobre Drogas do Estado do Pará (Coned) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará. Segundo a coordenadora estadual de Saúde Mental da Sespa, psicóloga Marilda Couto, a realização do seminário será uma oportunidade de debater medidas que possibilitem diversificar o cuidado e a atenção a dependentes e familiares de usuários de álcool, crack e outras drogas, bem como a reflexão em torno do fortalecimento dos laços familiares e comunitários, aliado ao acompanhamento clínico.
                Na abertura das atividades, Marilda Couto destacou ainda o redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental, álcool e outras drogas, antes centrados na hospitalização, para o atendimento em uma rede de cuidados a nível local, sobretudo na ampliação do acesso às unidades de saúde municipais e aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
                Para o psicólogo Sandro Diniz, que preside o Conselho Estadual sobre Drogas do Estado do Pará (Coned), o encontro será uma forma de fazer uma aproximação com os profissionais que atuam no setor, sobretudo na pactuação de parcerias que possam levar tanto à promoção da saúde mental quando à prevenção, além de levantar as discussões em torno do Plano Estadual de Ação Integrada Contra as Drogas, que determina os seguintes eixos de ação: Prevenção, Redução de Danos, Tratamento, Recuperação e Reinserção Social, Redução da Oferta e Capacitação, Estudo, Pesquisa e Avaliação.
                Na programação do Seminário participarão como palestrantes, entre outros, o coordenador nacional de Saúde Mental, Roberto Tykanori Kinoshita, e a delegada de polícia Elisangela Reghelin, do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Direito Penal e Criminologia pela Universidad Pablo de Olavide, da Espanha; mestre em Ciências Criminais pela PUCRS e pesquisadora da Universidade da California, Berkeley, Elisângela é autora do livro "Crimes Sexuais, Tendências Punitivas". Outro grande momento do Seminário será a palestra de Décio de Castro Alves, psicólogo, especialista em Saúde Mental Publica e em Gestão de Serviços de Saúde e assessor técnico da divisão de Saúde Mental da Secretaria da Saúde de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
                Confira a programação:
                * Dia 26 de Junho de 2012 (terça-feira)
                14h30 às 16h: Mini-curso “Redes de Atenção Psicossocial na Amazônia”
16h às 16h20: Intervalo
                16h20 às 18h: Continuação do Mini-curso
                18h: Coffee Break

                * Dia 27 de Junho de 2012 (Quarta-feira)
                8h30h às 09h20: Conferência “Política Criminal, Direito Penal do Inimigo e Proibicionismo”, com Elisangela Reghelin.
                9h20 às 09h40: Debate
                9h40 às 11h20: Mesa-redonda “Interfaces na Política de Álcool e outras Drogas: Justiça, Segurança Pública e Direitos Humanos.
                11h20 às 12h: Debate
                12h às 14h: Intervalo para Almoço
                14h às 16h: Mini-curso “Redução de Danos”, com Elisângela Reghelin (RS)
                16h às 16h10: Intervalo
                16h10 às 18h: Continuação de Mini-curso
                18h: Coffee Break

                * Dia 28 de Junho de 2012 (Quinta-feira)
                8h30 às 10h: Mesa-redonda “Dispositivos de Atenção em Álcool e outras Drogas no Estado do Pará”, com representantes da Cesmad, Caps AD e do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.
                10h às 10h20: Debate
                10h20 às 11h10: Conferência “Rede de Atenção Integral ao Usuário de Álcool e outras Drogas”, com o professor Décio de Castro Alves.
                11h10 às 11h30: Debate
                11h30 às 11h40: Intervalo
                11h40 às 12h30: Mesa de Encerramento
                12h30 às 14h: Intervalo para Almoço
                14h às 16h: Mini-curso “Processo de Trabalho no Dispositivo CAPS-AD III: Relato de Experiência”, com o professor Décio de Castro Alves.
                16h às 16h10: Intervalo
                16h10 às 18h: Continuação do Mini-curso
                18h: Coffee Break


Texto:
Mozart Lira-Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...