Total de visualizações de página

domingo, janeiro 30, 2011

DESASTRE

JATENE E DUDU PRESENTES
"Isso vai ser apurado",
garante o governador
Da Redação
Secretaria de Comunicação

O governador Simão Jatene ao lado do prefeito Duciomar
Costa atentos as explicações das pessoas no local
do desabamento do prédio

O governador garantiu que determinará à área de defesa do Estado uma investigação rigorosa sobre denúncias a respeito do prédio que desabou. O governador Simão Jatene, acompanhado do secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias, vistoria o local do desabamento. As Forças Armadas se colocaram de prontidão logo após o acidente e apóiam logisticamente o trabalho de remoção de escombros e a busca de sobreviventes.
O governador Simão Jatene, ao lado do prefeito de Belém: Estado e municípios juntos na ação prioritária de encontrar possíveis sobreviventes. Escombros do edifício que desabou na região central de Belém. As operações de buscas vão continuar, mesmo com chuva. Homens do Corpo de Bombeiros no local do acidente. Ao todo, quase 200 militares e civis trabalham no local do desabamento.
Máquinas no local do desabamento: o governo do Estado também disponibilizou maquinário para a remoção dos escombros do edifício.  O governador do Pará, Simão Jatene, esteve no final da tarde e no começo da noite deste sábado no local do desabamento de um prédio em construção, na travessa 3 de Maio, entre as avenidas governador José Malcher e Magalhães Barata, no bairro de São Brás, na região central de Belém. Jatene estava acompanhado por secretários de Estado, entre eles o de Segurança (Luiz Alcântara), o de Saúde (Helio Franco), o de Transportes (Francisco Melo) e o de Comunicação (Ney Messias).
O acidente aconteceu por volta das 14 horas. Todo o sistema de defesa e segurança do governo do Estado, incluindo policiamento civil e militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, foi mobilizado para a área para realizar buscas por vítimas e encaminhar feridos para os hospitais e prontos socorros da cidade. São, ao todo, 187 homens.
A Polícia Militar isola o local. As residências foram evacuadas num raio de 50 metros. Os hospitais públicos de Belém estão de prontidão por determinação da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). O desabamento atingiu quatro residências próximas e seis moradores ficaram feridos, felizmente sem gravidade. Existe a suspeita de que o acidente pode ter abalado a estrutura de um prédio residencial ao lado da obra, o Blumenau. O edifício que desabou, uma obra da Real Class, tinha 34 andares e deveria ser concluído até o final deste ano.
O governador Simão Jatene declarou que vai determinar à área de defesa do governo do Estado o levantamento de informações sobre denúncias de moradores da área que teriam sido feitas, anteriormente, a respeito de problemas no edifício. As denúncias teriam sido encaminhadas ao Ministério Público e a órgãos do próprio governo estadual na gestão anterior.
"Estamos há menos de trinta dias no governo e tais denúncias ainda não são de nosso conhecimento. Mas posso garantir que o Estado vai acionar o Crea [Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura] e outros organismos para levantar as informações necessárias a esse respeito. E, de acordo com as apurações, tomaremos as medidas que cabíveis", enfatizou o governador. Sensibilizado, o governador acrescentou: "Isso vai ser apurado, essa tragédia toda, e a sociedade paraense vai ter todas as satisfações, todas as informações necessárias a esse respeito."
Apesar do corte de energia na área do desabamento, por motivo de segurança, geradores fornecidos pelas Forças Armadas garantirão a iluminação necessária. De acordo com o coronel PM Hilberto Figueiredo, que comanda toda a operação, e o tenente coronel Carlos Reis, do Corpo de Bombeiros, as buscas continuarão ininterruptamente. E, por determinação do governador, as áreas de segurança e defesa do governo permanecerão de prontidão.
De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a própria construtora Real Class, há quatro operários desaparecidos. Inclusive foi feita, logo após o acidente, uma operação de emergência para entrar em contato com as famílias dos empregados da construtora que estavam na escala deste sábado.
O comandante dos Bombeiros, coronel Costa, informou à Agência Pará que as operações de buscas serão ininterruptas, mesmo com o fim de semana de chuvas em Belém, em função do inverno amazônico, o que impõe ainda mais dificuldades para um trabalho que por natureza já é muito difícil.
Ao passar pelo local, o governador Simão Jatene determinou que fossem criadas, de imediato, todas as condições necessárias para os trabalhos de remoção de escombros e resgate de vítimas. Água, roupas, lanches para as equipes, tudo foi providenciado com urgência por ordem do governador.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...