Total de visualizações de página

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Escola Técnica

do SUS é uma das prioridades da Sespa
Agência Pará
O reforço na atuação da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus) é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Foi o que afirmou o secretário de Saúde Hélio Franco, nesta sexta-feira (21), na posse do novo diretor da Escola, Raimundo Sena.
Na presença de servidores da Escola, Hélio Franco também pediu o apoio de toda equipe para que a instituição cumpra, de fato, a sua missão de formar e capacitar os trabalhadores de nível médio, que já atuam nos serviços de saúde do SUS.
Antes da solenidade, o novo diretor mostrou as instalações da Escola ao secretário, que encontrou um prédio bastante deteriorado, além de comprovar que a estrutura física é pequena para o desenvolvimento das suas atividades.
Segundo Héio Franco, infelizmente, a área da educação não é valorizada no Brasil. Ele fez um comparativo entre as instalações dos serviços judiciários, por exemplo, com as escolas, apesar da educação ser primordial para a construção de uma sociedade mais justa, humana e até mais saudável. "A educação é importante, mas ainda está longe do ideal", observou o secretário.
De acordo com Hélio Franco, os investimentos em educação não acompanharam o desenvolvimento tecnológico e hoje, apesar do Brasil ser a oitava economia do mundo, quando há vaga de emprego, não existem pessoas qualificadas para ocupá-las. "Falta investimento na formação e estrutura física, por isso, neste governo, devem ser concretizadas ações efetivas nas áreas de educação, saúde e segurança".
Para Hélio Franco, o processo de mudança é muito lento e é preciso muita força de vontade. "Tenho visto estruturas ruins, mas também tenho visto pessoas com garra trabalhando em lugares insalubres".
O secretário lamentou o fato de muitos governantes estarem preocupados com obras físicas para causar impacto e não com a capacitação de pessoas, cujos resultados só são observados muitos anos depois e é isso que leva à falta de investimentos na saúde e educação. Ele observou que a Etsus precisa de uma melhor estrutura para realizar seus cursos, por isso uma das suas propostas é que sejam utilizados para isso espaços nos hospitais e outras instituições de saúde.
Hélio Franco ressaltou que sua gestão será mais participativa e que pretende reduzir a burocracia. Para isso, adotou uma gestão colegiada com decisões mais consensuais. Também disse que a escolha dos dirigentes teve como critérios principais a competência e a probidade, e o objetivo de buscar a homogeneidade na administração.
Por fim, disse que apesar das dificuldades em função das dívidas, a Sespa está definindo prioridades na saúde e a Etsus é uma delas, "por isso, precisamos dar condições para dinamizá-la o máximo possível", alertando, porém que "essa escola, além de formar pessoas, tem que despertar nelas a visão ampliada dos determinantes dos problemas de saúde, pois formação técnica é fundamental, mas é preciso também ter capacidade crítica", explicou.
Assim, ele espera contar com todos neste início da segunda década do século XXI e convocou todos para serem tripulantes da Terra e não apenas passageiros.
Em seguida, Raimundo Sena agradeceu a visita do secretário de Saúde e se colocou à disposição do governo Simão Jatene para contribuir na área da saúde. "Pode contar com a Etsus, nós vamos alcançar os municípios e transformar a saúde do Estado por meio da capacitação", afirmou.
O diretor Raimundo Sena também destacou a importância da Política de Humanização, para resgatar os valores éticos e morais, perdidos com o desenvolvimento tecnológico. Finalmente, ele apresentou a gerente administrativa e financeira Ivonete Abreu, e a gerente Técnico Pedagógica, Izabel Oliveira.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...