Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 31, 2011

DESASTRE

Moradores da
3 de Maio
poderão voltar
 para casa ao meio
dia de hoje
Da Redação
Secretaria de Comunicação
Com o avanço na retirada dos escombros na área da travessa 3 de Maio, onde desabou, na tarde de sábado (29), um edifício em construção de 34 andares, os moradores de outros dois prédios localizados ao lado do local da tragédia foram autorizados a retornar aos seus apartamentos hoje (31) ao meio dia.
O diretor do CPC Renato Chaves, Orlando Cardoso informou na manhã desta segunda-feira (31), que as vistorias realizadas pelo Renato Chaves e por especialistas nos edifícios vizinhos ao que desabou, o Blumenau e o Londrina, confirmaram que nenhum dos dois apresenta anomalias estruturais devido ao impacto do desmoronamento. "Está tudo O.K. com esses prédios", garantiu.
Mesmo com a liberação para a volta dos moradores, as buscas a possíveis sobreviventes ou aos corpos das vítimas da tragédia que abalou a capital paraense continuaram em ritmo acelerado. Depois de ter localizado o corpo de uma idosa, na madrugada deste domingo (30), as equipes de resgate ganharam o reforço de máquinas de alta tecnologia usadas nesse tipo de operação, no entanto, nenhum sinal de vida foi detectado.
Vítima - Segundo Orlando Cardoso confirmou à Agência Pará na manhã desta segunda-feira (31) que o resultado dos exames de DNA para identificação do corpo de uma mulher, encontrado no sábado (29), ainda vai demorar cerca de cinco dias. "Fizemos a coleta de material do cadáver e também coletamos material de um possível filho e de um possível irmão dessa vítima. Agora precisamos aguardar os resultados", informou.
A previsão é que a remoção dos escombros dure ainda mais duas semanas. As equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal e Estadual, Cruz Vermelha, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Serviço de Atendimento Médico Urgente (Samu/192), Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Guarda Municipal, além de tropas do Exército e Fuzileiros Navais trabalham 24 horas na retirada dos entulhos que restaram do desabamento do Real Class e na esperança de ainda encontrar alguém com vida, num efetivo que reúne cerca de 500 pessoas na área da tragédia.
Pelo menos 11 máquinas estão em atividade ininterruptamente, como três retroescavadeiras, pás mecânicas e até um guindaste. O trabalho não para nem de madrugada. Às 2h da manhã desta segunda-feira (31), as máquinas silenciaram e foi instalado o localizador de vítimas de tecnologia canadense Delsar, que funcionou durante duas horas em busca de sinais de sobreviventes. O equipamento possui sensores capazes de detectar até a respiração humana. Como não foi identificado sinal de vida, foram reativadas as retroescavadeiras.
O major Idbas, do Corpo de Bombeiros, acredita que o trabalho de retirada dos escombros vai demorar uma semana. O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes e Mário Solano, comandante geral da PM, passaram pelo local da tragédia na manhã de hoje (31), para acompanhar os trabalhos das equipes do governo do Estado. "Estamos trabalhando de forma integrada, todos os órgãos de governo, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros, além do Ministério Público Estadual, que está dando assistência aos moradores próximos do local da tragédia. A mobilização rápida ajudou. Logo que aconteceu o acidente, em menos de meia hora todas as equipes estavam trabalhando no local do desabamento", afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...