Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Passarela da Júlio César, em Belém, vai funcionar em 15 dias

Depois da operação rápida e bem sucedida de montagem da estrutura da passarela do projeto Ação Metrópole na Avenida Júlio Cesar, na madrugada desta terça-feira, 25, o engenheiro Paulo Ribeiro, coordenador de planejamento do projeto afirmou que a passarela deve entrar em funcionamento dentro de 15 dias.
Segundo ele, a passarela foi instalada no local mais adequado à acessibilidade dos transeuntes. "O equipamento está de acordo com todos as normas de acessibilidade, com rampa e escada, e isso exige uma área livre de pelo menos 50 metros ao redor da passarela. Para evitar, justamente, dificuldades de acesso. Por esse motivo ela foi instalada nessa área, um pouco mais recuada em relação ao ponto de ônibus", explicou.
Para facilitar a vida dos pedestres, Paulo Ribeiro informou que o governo está conversando com a Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) para que a mesma modifique em alguns metros a localização do ponto de ônibus mais próximo ao local. A ideia é estimular a utilização da passarela.
De acordo com Leide Soares, 30, estudante que mora na área das Malvinas e utiliza a passagem diariamente, a mudança vai facilitar muito. Ela está preocupada, apenas, com a questão da segurança. Sobre esta questão, Paulo Ribeiro disse que a nova passarela é diferente das que existem, por exemplo, no Entroncamento. "É uma passarela aberta, de grande visibilidade, o que inibe a ação de criminosos. Fizemos isso pensando exatamente na segurança do pedestre", disse ele.
Para o estudante Marcelo Soares, 15 anos, a passarela e a obra do Complexo Ação Metrópole de uma maneira geral tem ajudado a mudar a realidade das pessoas que moram em seu entorno. "Se por uma lado, as distancias a pé ficaram um pouco maiores, as pessoas estão se sentido melhores, com mais disposição, com vontade de trabalhar, de estudar e de ser alguém na vida. Hoje a maioria das pessoas que ficava à beira do canal agora caminha na rua até a quadra e pratica vôlei ou futebol", disse ele sobre o complexo esportivo e de lazer anexo à obra.
Comunicação - Na segunda-feira, véspera da interdição da Avenida Júlio Cesar, uma equipe da Diretoria de Comunicação Popular da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), foi ao local em parceria com o Detran para esclarecer a população sobre os benefícios da passarela. "O compromisso desse governo com a manutenção dos projetos estruturais está mantida e a gente foi comunicar e conscientizar a população sobre esse novo instrumento de cidadania", disse a diretora Helena Muller.
A Diretoria de Comunicação Popular vai atuar em projetos e ações de fortalecimento da produção em comunicação feita pela sociedade civil e em ações de esclarecimento como, nesse caso, demandadas por outros órgãos. "Nessa ação atuamos a pedido do Detran e provavelmente vamos participar também de ações contra a dengue, o que já nos foi solicitado", explicou Helena.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...