Total de visualizações de página

sábado, janeiro 22, 2011

PREFEITURA APELA

Sesan pede apoio
da população no
período de chuvas
A secretária municipal de saneamento, Pilar Nogueira, pede a colaboração da população nesse período de chuvas, para que, em parceria com o poder público municipal, ajude a manter a cidade limpa. Aliás, uma colaboração que deve ocorrer de forma permanente.
Lixo e entulho jogados nas ruas vão parar nos canais e bueiros, contribuindo assim, para a ocorrência de alagamentos. Portanto, e para manter a cidade limpa, é de fundamental importância a colaboração dos moradores. “Sem essa parceria, as ações da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), não vão surtir os efeitos desejados”, diz Pilar Nogueira.
Um exemplo é a “Operação Inverno”, que a Sesan colocou em prática no dia 20 de setembro de 2010. Desde então, os trabalhadores da secretaria já retiraram mais de 24 mil toneladas (exatas 24.500) de resíduos de canais, valas e bueiros. Os trabalhadores já retiraram lama, entulho, lixo, carcaças de geladeira, sofás, telefones públicos, aros de bicicleta, animais mortos e sucatas de carros.
Além disso, a Sesan começou a “Operação Inverno” bem antes do início do inverno em Belém e estenderá o trabalho até metade de 2011. Oficialmente, o inverno começa no dia 21 de dezembro. O objetivo da operação, portanto, é preparar a cidade para o período chuvoso. Apesar dos trabalhos serem iniciados com antecedência, as dificuldades encontradas ainda são muitas.
Uma delas são as chuvas intensas e que este ano estão acima da média, acompanhadas de ventos fortes, arrancando árvores, derrubando postes, causando muitos prejuízos. Sempre que há combinação de chuvas fortes e demoradas com maré alta não há canal que esteja realmente preparado para suportar tamanho volume de acumulação de água, já que os canais têm uma capacidade limitada.
Além disso, alguns moradores dessas localidades não contribuem com a limpeza da cidade e acabam jogando lixo nas ruas e às margens dos canais, prejudicando ainda mais o trabalho da Sesan. Os trabalhadores da secretaria concentram os esforços principalmente nos canais. Ao todo são 68, que costumam acumular grande quantidade de lama e lixo, dificultando o fluxo das águas.
Até agora, os trabalhadores da Sesan já fizeram a limpeza manual dos canais da Bernardo Sayão, Caripunas 1 e 2, Três de Maio, Antônio Nunes, Caraparu, Marte, Timbiras, Ana Deusa, Quintino, Nina Ribeiro, Lago Verde,  Parque Vitória, Mário Cardoso e Generalíssimo. Esses trabalhos também foram realizados no canal do Tucunduba. No momento, as equipes da secretaria fazem a limpeza do canal da Antônio Baena.
Já a dragagem, realizada com o uso de equipamentos, que retiram a lama, aprofundando o leito dos canais, já ocorreu nos canais Leal Martins, Vileta, Timbó, Angustura, União e Santa Cruz, Cipriano, Bernardo Sayão e Gentil. Os trabalhos, agora, estão sendo feitos nos canais Santa Izabel 1, Paracuri e Parque União, em Icoaraci. Mas, para o bom êxito dessas ações, a secretária Pilar Nogueira sempre pede a colaboração da população. Os moradores devem respeitar o horário em que passam os caminhões de coleta de lixo domiciliar e não jogar entulho nas vias públicas, sobretudo às margens e dentro dos canais.
Texto: Dilson Pimentel - Ascom Sesan
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...