Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Presidente do Conselho de Saúde quer ampliar parceria com a sociedade

A manutenção de uma conversa estreita e permanente com os movimentos sociais, para discutir e encaminhar questões de saúde e outras políticas públicas, é uma das metas do secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, na presidência do Conselho Estadual de Saúde (CES). Ele assumiu o cargo nesta terça-feira (25), durante a primeira reunião de 2011 da entidade. O CES é o órgão colegiado de deliberação superior do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Pará.
De caráter permanente, seu objetivo é estabelecer as diretrizes da Política Estadual de Saúde e fazer o acompanhamento, controle e avaliação de sua execução, em conformidade com a Constituição Estadual e com as Leis nº 8.080, de 19/09/1990, e 8.142, de 28/12/1990, que regulamentam o SUS.
Além de Hélio Franco, representam a Sespa no Conselho a secretária adjunta, Rosemary Góes, suplente do secretário de Saúde, Celina Chaves, Raimundo Sena, Rita Facundo e Sônia Bahia.
O secretário disse que iniciava com prazer e emoção sua participação como membro e presidente do Conselho, entidade da qual fez parte na década de 1990, como suplente do Sindicato dos Médicos.
Hélio Franco informou que sua gestão pretende dar continuidade às ações, mas principalmente avançar, sempre contando com a cooperação e parceria de todos, "uma vez que as demandas são grandes e os recursos limitados". Para ele, "saúde é um bem social. Ninguém fica sem saúde sozinho, por isso devemos trabalhar em conjunto para mantê-la".
Ações - Na oportunidade, Hélio Franco anunciou algumas ações já encaminhadas, como a inauguração, até março, da Unidade de Diagnóstico de Meningite (UDM), que funcionará no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), em parceria com a Sespa. O objetivo é transferir para a nova Unidade o serviço que hoje funciona precariamente na Unidade de Saúde da Pedreira.
Também será inaugurada até junho deste ano a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), também no Barros Barreto, e retomado o convênio da Sespa com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) para a implantação de uma Unacon no Hospital Regional de Tucuruí.
Hélio Franco informou ainda a reativação da Câmara Técnica de Nefrologia e a parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) para gerenciar o Hospital Abelardo Santos.
Serviço: O CES fica na Avenida Conselheiro Furtado, Nnº 1.086. Fone: (91) 3202-9600 / 9614 - Fone/Fax: 3202-9616 - E-mail: ces@sespa.pa.gov.br
Site: www.sespa.pa.gov.br/ces/
Roberta Vilanova – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...