Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Sema e BPA doam

mais de 270kg de pescado
apreendidos no Defeso

Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), prosseguiram por todo o final de semana e nesta segunda-feira (24) com ações nas feiras da Região Metropolitana de Belém para o cumprimento do período de defeso do caranguejo, camarão rosa e de várias espécies de peixes protegidos por lei. O saldo é de 276,6 quilos de pescado apreendidos nesses quatro dias de operação.
Entre as espécies recolhidas estão 80,3kg de pirarucu, 78kg de pacu, 68,5kg de tambaqui, 27,8kg de pirapitinga e 22kg de mapará. A equipe também apreendeu 26,7g de camarão rosa e 80 unidades de caranguejos.
Os peixes apreendidos em Ananindeua, 10kg de Mapará e 6kg de Tambaqui, foram doados à Associação dos Moradores da comunidade União, no 40 Horas. A presidente da entidade, Edna Maria Gomes, declarou que o produto será entregue a famílias carentes. "Atendemos mais de 30 famílias aqui no bairro e esta doação veio em muito boa hora", garantiu.
Na feira do Guamá, em Belém, a apreensão somou 70 kg de pescado, sendo 60kg de pirarucu, doados à Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Belém (Apae). Os comerciantes que mantinham a venda ilegal foram levados para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).
No bairro da Cabanagem, o BPA apreendeu um primata que estava preso à corrente no quintal de uma casa à venda e sem o proprietário presente. O macaco foi encaminhado à triagem e definição de um novo espaço para se alojar.
O segundo período de defeso do caranguejo este ano iniciou no dia 20 de janeiro e prossegue até terça-feira (25). O primeiro aconteceu de 5 a 10 do mês corrente. A proteção aos períodos de acasalamento e reprodução dos crustáceos continua entre os dias 3 e 8, 19 e 24 de fevereiro; e também de 5 a 10 e de 20 a 25 de março, quando termina a proibição da captura, transporte, industrialização e venda da espécie.
No domingo, 23, a equipe apreendeu mais de 30kg de Tambaqui, 20Kg de Pirapitinga e outras espécies, entre elas o Mapará. O pescado apreendido foi doado à Casa do Menino Jesus, que abriga crianças com problemas renais, cardíacos e com câncer do interior do Pará e de outros estados.
Para a coordenadora das operações de Defeso, Moema de Jesus, fiscal da Sema, os responsáveis pelas feiras têm o dever de informar os feirantes. O artigo 34, da Lei 9.605, de 1998, estabelece que a penalidade para quem for flagrado comercializando "espécies que devam ser preservadas ou espécimes com tamanhos inferiores aos permitidos" é a detenção de um a três anos, multa, ou ambas punições.
Centro Nova Vida recebe doação
No sábado, 23, Sema e BPA detectaram algumas irregularidades no complexo do Ver-o-Peso. Dois feirantes vendiam pacu, peixe incluído no defeso desde o dia 15 de dezembro, sem a documentação exigida. Um terceiro comerciante foi flagrado na venda do pirarucu, espécie protegida até 31 de maio. Este último se negou a mostrar o comprovante de origem do pescado e, assim como os outros dois infratores, teve que ser acompanhado por policiais até a Dema.
Não foi encontrada nenhuma infração em relação à venda de caranguejos no Ver-o-Peso. Os 78 quilos de pacu e 16,5 quilos de pirarucu apreendidos durante a operação foram doados para o Centro Nova Vida, em Ananindeua, organização não governamental que há 17 anos se dedica à recuperação de dependentes químicos e alcoólatras.
Adriano Gilian, 31, monitor voluntário do curso de informática, recebeu a doação no Centro Nova Vida e elogiou a iniciativa: "É muito válida a atitude da Sema de destinar essas doações a fundações como a nossa, que vivem de caridade. Aqui temos 25 pessoas que fazem cerca de cinco refeições por dia e esse pescado vai nos ajudar muito", disse.
Acompanhe as datas do
defeso por espécies:
Pacu, Mapará, Jatuarana, Aracu, Curimatá, Pirapitinga, Fura-alça, Branquinha - protegidos até 15 de março
Acari - pesca proibida desde o dia 1 de dezembro até 30 de março
Tambaqui - só terá a armazenagem, transporte e beneficiamento permitido após 31 de março
Pirarucu - só poderá ser pescado após 31 de maio
Mero - protegido até 2012
Ascom Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...