Total de visualizações de página

domingo, janeiro 30, 2011

DESASTRE: Governador


volta a acompanhar o
trabalho de busca e resgate
 
Da Redação Secretaria de Comunicação
O governador Simão Jatene voltou, na manhã deste domingo (30), ao local do desabamento de um prédio na Avenida 3 de Maio, no bairro de São Braz, em Belém. Na área do acidente, Simão Jatene conversou com os comandantes operacionais dos órgãos do Sistema de Defesa e Segurança Pública que estão atuando diretamente no trabalho de retirada dos escombros e resgate das vítimas. Também estavam no local o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, o secretário de Comunicação, Ney Messias, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Cláudio da Costa.
"Lamento profundamente essa tragédia e faço questão de engrandecer a extrema solidariedade das pessoas, a união de todas as forças de segurança, da iniciativa privada, Forças Armadas, dirigentes e funcionários dos órgãos envolvidos nas ações de busca e resgate. Essa impressionante união de esforços nos permite enfrentar as dificuldades de outra forma", disse o governador.
Permanecem na área os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal e Estadual, Cruz Vermelha, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Serviço de Atendimento Médico Urgente (Samu/192), Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Guarda Municipal, além de tropas do Exército e Fuzileiros Navais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho de remoção dos escombros deve durar cerca de duas semanas. As equipes que trabalham no local contam com o apoio de equipamentos pesados, como retroescavadeiras, caçambas, tratores de esteira e pás mecânicas. O material foi cedido por empresas privadas que prestam serviço à Prefeitura de Belém. Os militares do Corpo de Bombeiros atuam no local com o apoio de cães farejadores.

Na manhã deste domingo a coordenação da operação liberou o acesso aos moradores dos edifícios "Londrina" e "Real Dream", localizados às proximidades do acidente. Eles retiraram seus animais e pertences dos apartamentos. Em seguida, os dois prédios foram evacuados.
Vistoria - Técnicos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, oficiais do Corpo de Bombeiros e o engenheiro Paulo Barroso, especialista em cálculo estrutural, também realizaram nesta manhã uma vistoria técnica mais detalhada no edifício "Blumenau", que fica ao lado do prédio que desabou. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Costa, "essa vistoria mais profunda vai possibilitar a verificação de desníveis, possível inclinação e se o edifício foi abalado", informou.
Por volta de 4h30 da madrugada equipes de resgate conseguiram localizar o corpo de uma mulher, não foi identificado. Segundo o major Augusto Lima, coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, não foi possível identificar o corpo por estar bastante desfigurado. O cadáver foi encaminhado ao Centro de Perícias para exame de DNA. Continuam desaparecidos os operários Manoel Raimundo da Paixão Monteiro, José Paulo Barros, Luiz Nazareno Lopes e Izaías Menezes Mafra.
Sobre possíveis denúncias que teriam sido feitas ao Ministério Público por moradores da área, os promotores Marco Aurélio Nascimento (de Defesa do Consumidor), José Godofredo Santos (Urbanismo) e José Maria Lima (Constitucionais), que também foram ao local nesta manhã, informaram que o órgão não recebeu nenhuma denúncia relativa a questões estruturais da obra. "Não podemos partidarizar um fato dessa natureza. As denúncias feitas não envolvem questões estruturais, envolvem questões referentes a prazo de entrega da obra", ressaltou o governador.
Lene Alves - Segup

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...