Total de visualizações de página

sábado, janeiro 22, 2011

MAIS AÇÕES DO GOVERNO CONTRA A DENGUE


Sespa e Ministério da Saúde
debatem controle da dengue no Pará
As ações de controle da dengue no Estado foram tema de reunião realizada na manhã desta sexta-feira (14), na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A finalidade foi discutir com técnicos do Ministério da Saúde os principais pontos do Plano Estadual de Controle da Dengue, que traz quatro eixos: Vigilância Epidemiológica, Rede Assistencial, Controle Vetorial e Mobilização Social.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, sugeriu que o Pará siga o método tailandês, em que todo paciente com febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e prostração é tratado como caso de dengue, recebendo hidratação, que é a principal forma de tratar vítimas da doença, uma vez que não há medicamento específico.
O diretor de Controle de Endemias, Amiraldo Pinheiro, apontou a necessidade de reuniões periódicas com os municípios da Região Metropolitana de Belém para avaliação permanente do andamento das ações.
O secretário de Saúde de Belém, Sérgio Pimentel, enfatizou a necessidade de mudança na forma de financiamento da saúde para o Pará, principalmente quanto à Atenção Básica, que precisa funcionar bem para que menos pessoas adoeçam e sobrecarreguem os hospitais.
Hélio Franco disse ainda que todas as
 sugestões serão colocadas
 imediatamente em prática pela Sespa.
Estatística - Em 2010, o Pará teve 9.089 casos confirmados de dengue, contra 5.455 em 2009. Também registrou 18 óbitos por dengue em 2010, três a mais que em 2009. A metade dos óbitos ocorreu em Belém.
Os municípios com maior número de casos são Belém, com 2.149, que corresponde a 23,6% dos casos confirmados; Altamira, com 1.318 (14,5%) e Ananindeua, com 587 casos (6,4%). No entanto, o município com maior incidência por 100 mil habitantes (4.199/100 mil hab) é Santarém Novo, com 73 casos. No local também foi confirmado o primeiro caso de dengue tipo 4.
O representante do IEC, Pedro Vasconcelos, informou que o paciente, na verdade, infectou-se em Icoaraci, Distrito de Belém, onde reside, e não em Santarém Novo, onde é proprietário de um sítio. Por isso, os órgãos de saúde estão fazendo a investigação em Icoaraci.
O debate sobre dengue continuará neste sábado (15), com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que apresentará aos secretários de Saúde a Estratégia Nacional de Controle da Dengue. A reunião acontecerá às 16h30, no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.
Presidida pelo secretário Hélio Franco, a reunião contou ainda com as presenças da diretora de Vigilância à Saúde, Rosiana Nobre; da coordenadora Estadual de Controle da Dengue, Carla Garcia; da secretária de Saúde de Marituba, Luana Rodrigues, e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua, do Laboratório Central (Lacen) e outros setores da Sespa. O Ministério da Saúde foi representado pelos técnicos Rodrigo Raul, Olavo Fontoura, Leuza Oliveira e Liana Ribeiro.
Roberta Vilanova – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...