Total de visualizações de página

domingo, janeiro 30, 2011

DESASTRE

Máquinas chegam do Paraná
 para ajudar na
localização de vítimas
Dois equipamentos utilizados em localização de vítimas em acidentes de grandes proporções chegaram a Belém, no início da tarde deste domingo (30), para ajudar no trabalho de busca e resgate de vítimas do desabamento de um prédio em obras, em área central de Belém, ocorrido no último sábado (29). As máquinas chegaram do Paraná, encomendadas pelo Corpo de Bombeiros do Pará.
Uma deles, a almofada pneumática - que dilata até 30 cm -, consegue levantar 66 toneladas de escombros e ajuda na remoção de vítimas. O equipamento é de fabricação alemã.
A outra, denominada Delsar, ajuda a encontrar soterrados. Operando em um raio de 60 metros, a máquina tem seis sensores, com capacidade para detectar até a respiração humana. "Esses equipamentos são de fundamental importância em nosso trabalho de busca por possíveis vítimas", declarou o subcomandante geral da operação, coronel Wanzeler, do Corpo de Bombeiros.
Desde a tarde de sábado, quando aconteceu o acidente, na Travessa 3 de Maio, entre Magalhães Barata e Governador José Malcher, o esforço de várias instituições vem garantindo a agilidade necessária para que o trabalho de remoção dos escombros seja finalizado o mais rápido possível, assim como a localização de possíveis vítimas.
As ações integradas mobilizam efetivos da Polícia Militar (incluindo cães farejadores), Polícia Civil, Defesa Civil Municipal e Estadual, Cruz Vermelha, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Serviço de Atendimento Médico Urgente (Samu/192), Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Guarda Municipal, além de tropas do Exército e Fuzileiros Navais.
Vítimas - Duas pessoas que estavam na lista de desaparecidos, o eletricista Luís Nazareno dos Santos Lopes e o ajudante de pedreiro Isaias Marques Mafra, entraram em contato com a TV RBA (afiliada da Rede Bandeirante) neste domingo (30).
No entanto, segundo o tenente coronel Reis, só foi confirmada até agora a localização de Luís Nazareno, que concedeu entrevista à emissora. Isaias, disse o oficial, só sairá da lista quando comparecer à base de operações do Corpo de Bombeiros. As equipes acreditam que ainda estão desaparecidos Manoel Raimundo da Paixão Monteiro e José Paulo Barros, que trabalhavam na hora do desabamento.
Até o final da tarde deste domingo (30) só havia sido encontrado o corpo de uma mulher, que não teve condições de ser identificado. Há suspeita de que o corpo encontrado seja de Maria Raimunda Fonseca Santos, mas essa identificação ainda não foi confirmada oficialmente.
O corpo foi removido para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Supostos parentes da vítima coletaram DNA para o exame de identificação.
Nova etapa - Por volta das 16h30 foi iniciada a retirada de escombros com guinchos, pois até então o trabalho de remoção estava sendo feito por retroescavadeiras, pelas laterais. Mas permanecem no local as demais máquinas pesadas, como caçambas, tratores de esteira e pás mecânicas, colocadas à disposição pela secretaria de Estado de Transportes (Setran) e empresas privadas.
As equipes liberaram, às 17h deste domingo, o acesso ao edifício Blumenau, para que os moradores pudessem retirar objetos pessoais. "Estamos coordenando essa retirada. Os moradores entram acompanhados com bombeiros para garantir a segurança. Essa retirada está sendo feita por andar. Em cada andar há dois apartamentos", informou o tenente coronel Morais, coordenador da operação.
Os prédios vizinhos, Londrina e Real Dream, foram liberados no final da manhã para retirada de objetos pessoais, com o mesmo esquema de segurança determinado pelos bombeiros.
Denúncias - Os promotores Marco Aurélio Nascimento (de Defesa do Consumidor) e José Godofredo Santos (Urbanismo) confirmaram no local informação já divulgada, de que não foram registradas no Ministério Público denúncias sobre problemas estruturais no prédio em construção, por moradores da área.
"Estamos instalando inquérito civil e, independentemente da culpa, a empresa responsável pela obra tem responsabilidade civil pelos danos e vítimas", declarou o promotor Marco Aurélio.
Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...