Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Prefeito anuncia que Palacete
Pinho poderá ser sede
 de Centro Cultural

Da Redação
Agência Belém
Publicado em 12/01/2011 às 01:13


O bairro da Cidade Velha reviveu por algumas horas as memórias do século XIX ,na noite desta terça-feira,11, durante a entrega da restauração do Palacete Pinho. O belo cenário e a super produção dos personagens que encenavam personalidades da época atraiu diversas autoridades e a população no geral para a rua Dr. Assis, onde fica localizado o palacete, entregue à população de Belém totalmente restaurado.
A cerimônia de entrega fez parte da programação do aniversário de Belém, e contou com a presença do Prefeito Duciomar Costa, representantes da família Pinho e autoridades locais, além de turistas, visitantes e moradores do entorno do palácio.
Em entrevista coletiva o prefeito Duciomar Costa anunciou que os planos da prefeitura daqui pra frente para o palacete é transformá-lo no Centro Cultural do Município de Belém. “A partir de agora a nossa meta é transformar esse patrimônio histórico na sede de um centro cultural, que disponibilizará oficinas e cursos para os nossos artistas e assim ampliar o nosso cenário cultural”,disse.
Duciomar Costa também ressaltou a importância e a satisfação em participar desta entrega. “Resgatar um patrimônio histórico como este é muito gratificante, a partir de agora é apenas usufruir e conservar este espaço tão bonito que nos foi herdado da família Pinho”, declarou o prefeito.
Durante o evento os visitantes puderam conhecer as novas instalações do palácio, que ganhou restauração completa nas coberturas, internas e externas, esquadrias novas, instalações elétricas e hidrosanitárias além da raspagem dos pisos de madeira e dos azulejos da fachada.
Para a amante de artigos de época, Marise Maués, a entrega do palacete restaurado foi um presente que veio em boa hora, com sua câmera na mão e registrando todos os detalhes do evento, Marise afirma ter ficado encantada.“Às vezes eu acho que já vivi nesta época, gosto muito de momentos como este, e nesta noite estou me sentindo no século XIX, em um palacete tão lindo. Todos os detalhes e cuidados que tiveram foi essencial para que chegasse muito próximo da perfeição, estou totalmente encantada e sempre que for possível eu virei aqui”, afirma Marise.
O Palacete Pinho é uma construção datada de 1897, pertencia ao comerciante português Comendador Antônio José de Pinho. Em seus tempos áureos foi sede de inúmeros acontecimentos sociais e culturais, prestigiado pela classe mais abastada da sociedade local, no momento em que se consolidava a economia do látex na região.
Serviço: O Palacete Pinho ficará aberto ao público por  quinze dias a partir de amanhã, com um horário de funcionamento de 10h às 14h. Após esse período será reformulado um novo calendário de visitação.
Texto: Izabelle Araújo
Fotos: Alessandra Serrão
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...