Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 31, 2011

RANCHO 77 ANOS: CARTA DE RAIMUNDO AMARAL SANCHES À COMUNIDADE RANCHISTA

O Rancho Não se Amofinou
apenas não concorda com
pessoas de co-irmãs
que se utilizam
de repartições culturais
para acabar com

 a beleza do
carnaval
SE VIVO ESTIVESSE, ATÉ MANITO CONCORDAVA
 EM NÃO COLOCAR A ESCOLA NA AVENIDA

Fundado por Raimundo Manito, em 1934, o Rancho foi o ideal de um homem que morou no Rio de Janeiro e acreditou que a alegria do samba podia fazer sucesso na capital paraense, sem os preconceitos da sociedade da época, que taxava os sambistas cariocas como “malandros”. Em Belém, o Rancho começou tímido, como um bloco de carnaval, mas logo foi agregando adeptos.
O atual presidente da escola, Jango Vidal, conta que o Racho Não Posso Me Amofiná ganhou esse nome em função de ser um clube onde todos se reuniam e, na época, clube se denominava “rancho” e, para enfatizar o principal objetivo desse “rancho”, utilizou-se expressão bastante usada nos anos 30, a de “não se amofiná”. Assim, a escola passou a trazer também no nome o desejo de levar alegria aos seus brincantes.
Mas em 77 anos de glória, o Rancho Não Posso Me Amofiná tem levado alegria não só por meio dos desfiles de carnaval, como também em projetos sociais que funcionam no Jurunas. Hoje em dia, cerca de mil pessoas de todas as idades participam de aulas de dança do salão, hip-hop, violão, balé, judô, mutirões da saúde, além de receberem atendimento odontológico e, três vezes por semana, um prato de sopa. O projeto mais recente é o de inclusão digital. De acordo com Jango, não existe nenhuma escola de samba no Brasil com projetos sociais como os do Rancho.
O Rancho não vai para Avenida porque seus Poderes, como Assembléia Geral, Conselho Deliberativo, Velha Guarda,  Comissão de Carnaval não aceitaram alguns elementos que estavam infiltrados pela Fumbel, e que vinham prejudicando a Escola em todos os sentidos. Um trabalho de bastidores ‘sujo’ e vingativo, por até falta de capacidade destas pessoas não saberem administrar as suas Escolas. Com isso, a diretoria que tem Jango como presidente, acatou a decisão.
Independente disso tudo, o Rancho toca a sua rotina, com as programações sociais das mais diversas e se prepara agora para o seu pleito eleitoral, no próximo mês de março. Jango Vidal não concorrerá mais ao pleito, porque já é o seu segundo mandato.

AMARAL SANCHES

Um comentário:

tatiane lblogger disse...

Por favor quero muito manter contato com a escola de samba rancho não posso me amofinar pois quero sair no carnaval 2012..me passe um tel ou um endereço eletronico.
obrigada!

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...