Até o mês de maio o Detran vai oferecer cursos de qualificação profissional para mototaxistas. A decisão foi tomada durante reunião entre o governador Simão Jatene, o presidente da Federação dos Mototaxistas do Estado do Pará, Raimundo Nonato, e representantes de sindicatos da categoria de 35 municípios. O diretor-geral do Detran, Sergio Duboc, o secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Solano, também foram chamados pelo governador para participar da reunião.
A realização dos cursos foi uma das principais reivindicações dos mototaxistas, já que a qualificação profissional é uma exigência legal do Conselho Nacional de Trânsito para que a profissão seja regularizada como atividade remunerada. Sergio Duboc afirmou que o Detran está fazendo o levantamento dos locais onde os cursos serão realizados, os custos que implicam e também viabilizando meios para que alguns deles sejam ofertados gratuitamente aos profissionais. "Atualmente não existe nenhuma instituição credenciada a promover esse tipo de formação. Recentemente é que algumas entidades do Sistema "S" solicitaram credenciamento junto ao Detran, que é o único órgão que pode liberar esse credenciamento", explicou.
Duboc também antecipou que no município de Marabá o curso de qualificação deverá ser gratuito, graças a uma parceria do Detran com o Sistema "S". Com isso, cerca de 700 mototaxistas serão beneficiados. Em Belém, o curso deverá começar até maio e será realizado em salas do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), capacitando 180 profissionais por semana. O diretor geral do Detran lembrou, ainda, que o órgão estará, nos próximos dez dias, capacitando seus instrutores para que eles possam ministrar os cursos à categoria.
O governador Simão Jatene elogiou a preocupação dos mototaxistas em regularizar a atividade. "Acho muito importante esse esforço de vocês. Isso merece respeito e estímulo por parte do Estado", destacou, afirmando que com a atividade regularizada a Federação ganha mais força para lutar pelos direitos de seus associados.
E destacou a instalação do Conselho Estadual de Trânsito, também nesta segunda-feira. "O Conselho é o ponto de partida de tudo. Isso vai facilitar a regulamentação da atividade de vocês, permitindo que as demandas da categoria sejam discutidas por uma entidade representativa", afirmou.
O presidente da Federação, Raimundo Nonato, disse que a reunião foi muito positiva para a categoria. "O governador sempre tratou nossa questão com respeito. A reunião de hoje definiu o início dos cursos que são essenciais para a regulamentação da nossa atividade e reconhecimento da nossa profissão. Da mesma forma, a instalação do Conselho Estadual de Trânsito é outro grande avanço que temos para comemorar", ressaltou.
Janise Abud/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário