Total de visualizações de página

terça-feira, março 29, 2011

Hildegardo Nunes planeja novo modelo de gestão para a Sagri

O secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, vai apresentar ao governador Simão Jatene, até o final do semestre, o novo modelo de gestão para que o órgão retome o seu papel de coordenador do setor agropecuário paraense. No novo formato, a Sagri será menos executora e mais coordenadora e articuladora das ações voltadas ao setor. "Vamos colocar a agropecuária paraense na linha do crescimento econômico e da competitividade, alinhada às diretrizes da administração estadual", afirmou Hildegardo.
Segundo o secretário, a meta é estabelecer, a partir do trabalho integrado dos órgãos do setor rural, um novo patamar para o desenvolvimento do Pará. Para alcançar essa meta a Sagri terá um tríplice desafio: dinamizar e transformar a economia, buscar a inclusão e a equidade social e promover o desenvolvimento do setor rural em nível regional, alavancando a capacidade de atuação do órgão e a formação de parcerias articuladas com os organismos representativos do segmento e também com os governos federal e municipais.
Dentro dessa linha, o governo dará prioridade tanto à agricultura familiar como ao agronegócio, por considerar que ambos são necessários para o crescimento econômico. "Alguns, quando querem defender a agricultura familiar atacam o agronegócio, e vice-versa, mas cada um contribui a seu modo para alavancar a cadeia produtiva. A agricultura familiar permite a manutenção do indivíduo na terra, a sobrevivência com dignidade e a perspectiva de ascensão social. Já o agronegócio gera excedentes, divisas, empregos formais, impostos, além de impactar fortemente na indústria e no comércio", frisou, reforçando que para ambas é preciso ampliar o padrão tecnológico para melhorar as condições de competitividade do Pará frente aos demais estados.
Quanto à estrutura da Sagri, Hildegardo afirma que tem pela frente o desafio de tornar o órgão ágil, eficiente e desburocratizado para poder atender a sociedade, em especial os produtores e, para isso, espera contar com o apoio não somente dos servidores, mas de todos os segmentos interessados na dinamização e modernização da agropecuária paraense. "Não podemos ter medo de apostar. É preciso ter coragem e iniciativa, porque assim faz o produtor rural, que inova guiado, na maioria das vezes, apenas pelo seu instinto, coragem, criatividade e persistência".
Hildegardo também destacou que a Sagri vai fortalecer as ações no interior, buscando a integração das regiões e ampliando a articulação com os agentes financeiros para incrementar o acesso ao crédito rural para os pequenos produtores.
Tânia Monteiro/Sagri

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...