Total de visualizações de página

terça-feira, março 29, 2011

Fórum Nacional discute políticas para educação superior na Uepa

As "Políticas para a Educação Superior" são o tema da mesa redonda do segundo e último dia do Encontro do Conselho Regional Norte do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras, que teve início nesta segunda-feira (28), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém.
A mesa sobre as "Políticas" teve início às 9h, e é composta pelo Prof. Dr. Do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Cezar Augusto Minto e pela Profª Drª do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) Olgaises Cabral Maués. Pela manhã, a programação segue com a reunião do Fórum.
À tarde, as discussões giram em torno de "As Universidades da Amazônia e as Políticas de Formação de Professores", tema que será realizado das 15h às 17h, encerrando as atividades do Fórum Regional Norte. A mesa terá a participação dos reitores das universidades da Amazônia.
A conferência de abertura do Encontro Regional Norte, realizada na manhã de segunda-feira (28), foi ministrada pela diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Lizete Regina Gomes Arelaro. Ela falou sobre o "Plano Nacional de Educação - Políticas de Formação e Valorização de Professores", tema chave do Encontro.
Ela defendeu a importância de discutir o assunto no Pará junto com os diversos segmentos que compõem a educação, entre eles, professores, gestores e alunos. Lizete também criticou algumas questões, que segundo ela, estão sendo simplificadas pelos gestores públicos, a exemplo da Educação à Distância (EAD) como a única opção para formar profissionais. "Onde é o locus privilegiado de formação de professores?", questiona Lizete se referindo às universidades. "O conjunto das culturas, artes e tecnologia tem que viver numa convivência interessante. A educação não faz sozinha, mas fazer parte", alertou.
Participaram da mesa oficial de abertura do evento a diretora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Claudia Serruya Hage; a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier; a diretora do CCSE, Maria José Cravo; a diretora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ana Maria Tancredi; a presidente nacional da Anfope, Iria Brzezinski; e a representante do Conselho Municipal de Educação, Fátima Cravo.
Durante a saudação aos participantes, a reitora da Uepa disse que é preciso discutir as políticas e fazer um pacto: "que a sociedade participe e conheça a educação no país e no estado", sugeriu Marília, lembrando que 70% da população do Pará vivem no interior e que "as discussões não podem ficar só na capital". Marília Brasil se disse esperançosa quando vê "professores e diretores discutindo e propondo os caminhos que podem mudar a nossa realidade", afirmou.
O Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras é uma entidade que busca o fortalecimento do ensino público, gratuito e de qualidade em todos os níveis, em especial, dos Cursos de Pedagogia e das Licenciaturas Plenas como espaços, por excelência, da formação do Educado. Em 2011, o encontro do Conselho Regional Norte tem como temática "O Plano Nacional de Educação e as Políticas de Formação e Valorização dos Professores". Confira no site da Uepa (www.uepa.br) a programação.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...