Total de visualizações de página

terça-feira, março 29, 2011

Banda Sinfônica Lauro Sodré comemora 139 anos de fundação

A banda sinfônica do colégio Lauro Sodré comemora 139 anos de fundação nesta quarta-feira (30). Em alusão à data, o maestro Silas Borges, há 27 anos à frente da banda, será agraciado com a Comenda "Wandemar Henrique", concedida pela Câmara de Vereadores de Belém, como personalidade de destaque na área musical.
A banda "Lauro Sodré" tem um histórico de muitas conquistas, sendo a mais atual o pentacampeonato no Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
Os músicos também se apresentam nas variações "Banda de Percussão Lauro Sodré", criada em 2009, que participou de sua primeira disputa na IV Copa de Bandas e Fanfarras Enviro-Chemie, na cidade de Santa Fé, no Paraná.
Em 2010, a Banda de Música Lauro Sodré e a Banda de Percussão Lauro Sodré conseguiram o bicampeonato na categoria Banda de Apresentação - Sênior, sendo também campeã na categoria Banda de Percussão.
Outro momento de destaque da banda foi em 26 de agosto de 2004, quando o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), da Secretaria de Cultura (Secult), órgão responsável pela preservação e proteção do patrimônio cultural do Pará, colocou a Banda Sinfônica Lauro Sodré em Processo de Tombamento.
Educação - A tradição da banda vem sendo mantida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em 2004, foi criado o Projeto "Educando Através da Música" sob a coordenação do maestro Silas Borges da Silva e de Kelly Elaine Mesquita dos Santos.
A iniciativa possibilita o acesso à música, além de contribuir com a formação de futuros instrumentistas de bandas e orquestras. Com a Lei nº 11.769/08, que efetiva o ensino de música nas escolas públicas, este trabalho foi consolidado, já que o projeto capacita alunos da comunidade estudantil com aulas teóricas e práticas instrumentais.

Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...