Total de visualizações de página

quinta-feira, março 31, 2011

Justiça determina fechamento de cooperativa de reciclagem na Pedreira

Por Ana Paula Azevedo - Ascom Semma
A juíza da Vara Especial Criminal do Meio Ambiente, Maria Vitória do Carmo, determinou o fechamento da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coocape), localizada na Passagem São Luís, no bairro da Pedreira. O estabelecimento não possui licença de funcionamento e tinha estrutura precária de operação, o que motivou a ordem judicial.
A ordem de fechamento foi cumprida, na manhã da última terça-feira (29), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Todo o material retirado do local foi encaminhado para o Departamento de Resíduos Sólidos (DRES), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
O local de triagem e acondicionamento dos materiais recicláveis coletados era totalmente inadequado, sendo nos fundos da casa dos responsáveis pela atividade, a céu aberto e sem qualquer tipo de proteção. Além disso, após ser feita a seleção, o material não aproveitado era disposto em frente à residência, provocando um acúmulo que favorece a proliferação de ratos, baratas e outros animais.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Camilla Miranda, a preocupação do órgão municipal é que trabalhos como esse sejam realizados corretamente. “Não queremos impedir essas pessoas de trabalharem, e sim, queremos a readequação para que tudo seja feito de forma correta e sem causar transtorno para a população”, explica.
A reciclagem tem um importante papel na preservação do meio ambiente. Porém, vale ressaltar que a coleta, a triagem e o armazenamento do material reciclado quando feitos indevidamente podem colocar em risco a saúde dos próprios trabalhadores e da comunidade que vive no entorno desses estabelecimentos.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...