Total de visualizações de página

quinta-feira, março 31, 2011

Sesma inaugura nova ala de pediatria do HPSM Mário Pinotti

Por Renata Reis (Ascom\Sesma) Fotos: Oswaldo Forte
As crianças de Belém já podem contar com o que há de melhor em atendimento infantil de urgência e emergência, com seis novos leitos de observação clínica, um leito de isolamento, dois de reanimação e doze novos leitos de internação divididos entre as enfermarias infantil masculina e infantil feminina.
Tudo isso é possível com a inauguração da nova ala de pediatria do Hospital de Pronto Socorro Mário Pinotti, da 14 de março. A entrega do novo espaço aconteceu na manhã  desta quinta-feira,31,  com o compromisso de oferecer um atendimento mais humanizado, seguindo o padrão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi inaugurado o novo espaço de conforto e repouso médico para os profissionais que trabalham no hospital.
 A nova pediatria também oferece uma sala de inalação com capacidade para dez pacientes em poltronas separadas e uma brinquedoteca,ambiente especialmente voltado para o conceito de humanização, pensado de acordo com a psicologia, brinquedos e quadro magnético para a interação das crianças. %u201CAs cores do ambiente foram baseadas na cromoterapia, com cores que estimulam e acalmam ao mesmo tempo. A brinquedoteca também foi integrada ao trabalho da Terapia Ocupacional. Tudo isso estimula a recuperação mais rápida da criança%u201D, afirma Luciana Melo, arquiteta responsável pela estrutura dos novos espaços.
O setor também tem uma nova sala de reanimação de urgência e emergência pediátrica, totalmente equipada com respiradores, cardioversor, monitor cardíaco, desfibrilador, oxímetro e outros equipamentos.
A nova sala de conforto e descanso para os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital, tem ambiente climatizado e pode abrigar até 32 pessoas confortavelmente alojadas para repouso das atividades médicas.
A entrega dessa obra faz parte do compromisso assumido pelo secretário municipal de saúde Sérgio Pimentel no inicio de sua gestão à frente da Sesma, em 2010.%u201CA obra da pediatria começou há quatro meses e foram investidos R$ 1,5 milhão em recursos próprios do município%u201D, ressalta Pimentel.
Hemodiálise- O Secretário de Saúde anunciou que daqui a vinte dias as quatro máquinas portáteis de hemodiálise para urgência e emergência, que serão utilizadas em casos de pacientes renais agudos estarão funcionando na nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do PSM Mário Pinotti. Na nova unidade serão disponibilizados mais 18 leitos.
As obras do bloco cirúrgico também já foram entregues, com quatro novas salas de cirurgia. %u201CTodas essas reformas modificam a forma de acolhimento dos pacientes no município, levando mais humanização, e o padrão será o mesmo em toda a rede municipal após as reformas%u201D, afirma Sérgio Pimentel.
O trabalho começou ainda em 2010, com a implantação do Protocolo de Manchester, que modificou o sistema de classificação de risco e o acolhimento no HPSM da 14 de março, que é quase centenário. No mesmo ano a Sesma inaugurou o novo Anexo A do HPSM, com 65 leitos, laboratório de análises clínicas, área de esterilização de equipamentos e novos espaços para áreas administrativas, entre outros serviços. %u201CNão se realizavam obras estruturais no hospital há mais de 30 anos. O hospital nunca passou por uma reforma desse porte%u201D, afirma Orlando Brito, diretor do HPSM Mário Pinotti.
No inicio de fevereiro de 2011, a Sesma entregou uma nova sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no andar térreo do PSM da 14 de marçoi. A sala, com cinco leitos para pacientes em estado crítico foi revitalizada, sendo entregue em tempo recorde, cerca de um mês depois de iniciada a obra totalmente equipada. A Sesma também capacitou as equipes de  profissionais que trabalham na UTI para a utilização dos novos equipamentos, garantindo o melhor e mais digno atendimento aos pacientes do hospital.
Homenagem- A nova ala homenageia o médico Ernesto Lassance, pediatra concursado da Prefeitura Municipal de Belém que em vida dedicou sua carreira ao atendimento no HPSM Mário Pinotti. A filha do médico, Sheila Carvalho Aciolli, participou da inauguração e se emocionou com a homenagem ao pai. %u201CEstou muito orgulhosa e quero agradecer o carinho e a lembrança dedicados ao meu pai, que dedicou a sua vida à saúde de Belém%u201D, declarou Sheila, que optou pela medicina por causa do exemplo de vida e trabalho do seu pai. %u201CEle abdicava até mesmo de programas de família para trabalhar porque dizia que o HPSM não podia parar%u201D, conta a médica.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...