Total de visualizações de página

terça-feira, março 29, 2011

Curitiba inaugura o maior ônibus biarticulado do mundo

Foto: Divulgação
Com prioridade nos semáforos e menos pontos de parada,
 ônibus têm como objetivo reduzir tempo de viagem
Agência Estado

Com 28 metros e capacidade para 250 passageiros, ônibus é chamado de Ligeirão azul. Objetivo é diminuir tempo de viagem

A prefeitura de Curitiba (PR) inaugura, nesta terça-feira, dia do aniversário de 318 anos da cidade, o maior ônibus biarticulado do mundo, que foi batizado de Ligeirão azul.
Ele tem 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, 80 a mais que os ônibus comuns, que possuem 170 lugares.
Conforme informações da Prefeitura, o sistema Ligeirão faz parte de um sistema de linhas diretas que transitam apenas em vias exclusivas e com um número menor de paradas do que o expresso tradicional da cidade (biarticulados vermelhos). Como não param em todos os tubos e têm prioridade nos semáforos, os ônibus Ligeirão reduzem o tempo de viagem.
O veículo também tem sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, além de plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.
Outra novidade é que o Ligeirão azul vai operar só com biocombustível à base de soja - o que reduz em 50% a emissão de poluentes - e dispõe de sensores que lhe garantem a prioridade nos semáforos.
 Melhorias: Segundo a Prefeitura, serão 24 biarticulados azuis, que vão substituir os articulados vermelhos das linhas Pinheirinho-Carlos Gomes (da Linha Verde) e Ligeirão Boqueirão.
O Ligeirão Boqueirão, que completa um ano, reduziu em 15 minutos o tempo de viagem entre o bairro e o centro. Hoje, o trajeto de 20,5 quilômetros é feito em 20 minutos. O intervalo entre os ônibus, em horário de pico, é de cinco minutos. São cinco paradas, enquanto o expresso normal faz 19 paradas.
Até o fim do ano, Curitiba terá recebido 544 novos ônibus, o que representa mais de 28% da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Nos últimos cinco anos, a renovação já foi feita em 1.120 ônibus, afirma o governo.

Um comentário:

danbrandao disse...

Parabéns Mesquita, as materias estão muito boas.
Um Abraço.
Daniel Brandão
http://danbrandao.blogspot.com

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...