Total de visualizações de página

quinta-feira, março 31, 2011

Iluminação azul inicia Semana Mundial de Conscientização do Autismo

Por Izabelle Araújo Fotos:Alzyr Quaresma
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece no próximo dia 2, desde esta quarta-feira,30,o prédio sede da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem)  localizado na Avenida Nazaré está iluminado de azul.
A iluminação especial permanecerá até o dia 15 de abril  com o objetivo de conscientizar a população paraense a respeito da doença. Para o presidente em exercício da Codem, José Maria Rocha, além de iluminar a fachada de azul, a Companhia confeccionou através da Cooperativa de Crédito Mútuo das Empresas de Economia Mista e Fundações da Prefeitura de Belém (Cooperco) e da Associação dos Funcionários da Codem (Assec), as camisas da campanha desenvolvida pela Casa da Esperança, entidade que atende 71 famílias de autistas no Pará. Os recursos arrecadados com a venda das camisas serão doados para a instituição.
Renata Quaresma, mãe fundadora da Casa da Esperança no Pará, informou que esta semana vários eventos serão realizados com o objetivo de atrair a sociedade para diversas questões ligadas ao Autismo. “Muitos não conhecem a doença, e um dos nossos objetivos é incluir nossas crianças na sociedade de maneira que elas não sofram preconceito nem descriminação” ,diz.
Renata é mãe de dois filhos autistas e desde 2006, quando foi atrás de ajuda na Casa da Esperança de Fortaleza, ela vem lutando em prol das pessoas afetadas pela doença. "Junto com outras mães eu fundei a casa aqui no Pará e hoje corro atrás de recursos  e de apoio do poder público.Uma das nossas maiores dificuldades é financeira, por isso o nosso apelo ao poder público, para que ajude as crianças e seus familiares a superar as dificuldades enfrentadas”, ressalta.
Com ajuda da própria matriz da Casa da Esperança, em Fortaleza, a sede da Casa no Pará foi construída em setembro de 2007 e atualmente  atende 71 famílias.O espaço recebe manutenção com recursos dos próprios pais de autistas. De acordo com Renata Quaresma cerca de 10 mil pessoas têm a doença só na Região Metropolitana de Belém. “ Apesar de pouco conhecida já é uma doença que atinge um grande percentual de pessoas, e muitas vezes não recebe o tratamento adequado”, enfatiza.
A programação na Codem contou com a apresentação da Banda da Guarda Municipal, Orquestra de Jovens Violoncelistas da Amazônia e da Banda Lápis do Mundo. Mas quem emocionou a todos foi o jovem Jocélio Silva, autista de 11 anos, quando agradeceu em nome de todas as crianças que são atendidas pela Casa da Esperança.
Para a mãe de Jocélio,Edilene de Andrade, o avanço no desenvolvimento de seu filho após entrar na Casa da Esperança é visto a cada dia. “Antes ele não lia, não falava, agora ele já sabe ler  a vai iniciar um curso de inglês” comemora a mãe, que já luta pela saúde do filho desde de que a doença foi descoberta, quando o garoto ainda tinha 6 anos.
Confira a programação da Casa da Esperança para a Semana Mundial de Conscientização do Autismo no Pará.
31/03  Quinta-Feira
09h-Sessão Especial / Debate sobre autismo e lançamento de projeto de Lei
-Apresentação dos alunos do Programa Cordas da Amazonia,que incentiva a inclusão de crianças e adolescentes  com autismo pela musica.
Local: Assembléia Legislativa do Estado do Pará, Rua do Aveiro,130 Praça Dom Pedro II.
Ciclo de palestras e workshops:
Local: Assembléia Legislativa do Estado do Pará, Rua do Aveiro,130 Praça Dom Pedro II.
31/03 Quinta-Feira
18h30às 21h - Autismo e Diagnóstico
01/04- Sexta-Feira
18h30 às 21h - Autismo e Inclusão Educacional
02/04- Sábado
 8h30 às 10h -Autismo e Família
10h25 às 12h-Autismo e Terapia Ocupacional
13h30 às 15h- Workshop “Comunicação Alternativa”
15h25 às 18h- Workshop “Modelo de Intervenção Terapêutica da Casa da Esperança do Pará”
03/04 -Domingo
-Caminhada Pública
 Concentração às 9h, em frente ao Teatro da Paz, na Praça da República. 

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...