Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 28, 2011

Coordenação Estadual de Saúde da Criança promove oficinas

A Coordenação Estadual de Saúde da Criança vai promover, de 2 a 6 de maio, na Santa Casa de Misericórdia, oficinas de formação para tutores que atuam em Bancos de Leite Humano nos Estados do Pará, Amapá e Maranhão. Foram oferecidas até cinco vagas para cada um desses Estados e os participantes têm como pré-requisito o primeiro curso teórico-prático de Controle da Qualidade do Leite Humano, já oferecido pela rede.
Com o tema "Curso de Processamento e Controle da Qualidade do Leite Humano Ordenhado", o evento faz parte do Termo de Cooperação Técnica, assinado entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em fevereiro de 2010. De acordo com a coordenação de Saúde da Criança, a intenção é capacitar estes profissionais, favorecendo a descentralização das atividades de ensino da rede e o fortalecimento técnico dos Centros de Referências Estaduais.
O curso será aplicado por uma equipe de profissionais especialistas em aleitamento materno, entre eles, Danielle Aparecida Silva, Consultora Internacional das Redes de Banco de Leite e Euclides Etiene, Consultor Nacional de Banco de Leite. O leite materno é o alimento primordial e exclusivo para bebês até o sexto mês de vida, pois contém todas as propriedades nutricionais e imunológicas para seu desenvolvimento e crescimento.
Os Bancos de Leite Humano existem como uma alternativa segura e de fácil acesso que garante o fornecimento de leite humano à recém nascidos impossibilitados de mamar ou quando a mãe não pode amamentar.Para Selma Alves, enfermeira da coordenação de Saúde da Criança, o curso reflete de forma positiva para mães e bebês que precisam desse serviço. "É de suma importância para as mães, pois elas terão segurança do método utilizado no tratamento deste leite, uma vez que terão a certeza de estarem com um leite de qualidade e bom uso para seu bebê”, afirmou Selma Alves.
O curso que terá início na próxima segunda-feira (2), a partir das 9h, também contará com a presença da Coordenadora Estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo, que fará a abertura do evento.

Edna Sidou - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...