Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 29, 2011

Cheque Moradia é ajuda vital para melhorar a casa própria

O Cheque Moradia está entre os benefícios concedidos ao servidor público do Estado com menor poder aquisitivo. Criado em 2003, no primeiro governo de Simão Jatene, e coordenado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), é um programa social de transferência direta de recursos, dirigido a servidores públicos estaduais com renda familiar até três salários mínimos, com a possibilidade de atendimento em três modalidades: construção, ampliação e melhoria do imóvel.
Mais de 50 órgãos e secretarias estaduais já aderiram ao programa. Cada instituição que adere ao Cheque Moradia precisa compor uma equipe responsável pelo levantamento da demanda e cadastramento dos funcionários aptos a receber o benefício. Em geral, a equipe é formada por uma assistente social e um engenheiro civil.
Alex Ferreira, coordenador do programa Cheque Moradia na Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), ressalta que o benefício concretiza um grande sonho do trabalhador: a casa própria. “Eu acho o programa bastante interessante, porque ele ajuda muitos servidores que necessitam de uma moradia digna e decente. Conheço algumas pessoas que tiveram acesso ao beneficio e agradecem muito. Havia um servidor da Secretaria de Obras que morava na casa da sogra e não conseguia acabar de construir sua casa. Foi beneficiado e agora mora com os filhos e a esposa na própria residência”, conta Alex Ferreira.
Érica Valente, que é servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e coordena o programa no órgão, diz que o Cheque Moradia “valoriza o servidor que necessita melhorar a sua habitação, e isso traz outros benefícios, como a melhoria da autoestima, a convivência familiar e a permanência do servidor em casa, com a família”.
Ela lembra de uma servidora da Seduc  que vivia com uma filha e dois netos. “Essa senhora residia com a família em uma área alagada, de forma desumana. Era uma casa de chão batido e madeira. Havia ratos no local. E quando nós fomos lá, para fazer uma visita, as crianças choravam e diziam que tinham sido machucadas por animais. Hoje , após ter recebido  e usado o Cheque Moradia, ela se encontra numa casa adequada, um lugar bem melhor para viver”, relata.
Adriana Pimenta, que é servidora da Cohab há 13 anos, declara que foi uma das primeiras a receber o benefício quando foi criado, em 2003. “Recebi o Cheque Moradia para ampliar e reformar minha casa, e foi muito bom, porque eu tão cedo não conseguiria fazer esse tipo de serviço. Isso tornou o meu lar muito mais confortável”, afirma Adriana.
Rosa Borges - Cohab

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...