Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 29, 2011

Sesma dá continuidade a Campanha de Combate a Catarata

Por Renata Reis (Ascom / Sesma)

Continua neste sábado,30, o mutirão de Combate à Catarata promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).Os bairros beneficiados serão Jurunas, Outeiro, Sacramenta, Águas Lindas, Paraíso dos Pássaros, Guamá, Fátima e Tapanã. O atendimento a população acontece nas Unidades Municipais de Saúde dos bairros no horário de 8h as 12h. No decorrer da semana, o atendimento continua nessas Unidades, para que toda a população do bairro seja beneficiada com atendimento e diagnóstico oftalmológico. Os casos cirúrgicos serão encaminhados gratuitamente para as clínicas conveniadas.
Somente no dia 26 de fevereiro, primeiro sábado em que a campanha foi realizada nos bairros da Marambaia e Terra Firme, cerca de três mil pessoas foram atendidas. Desses atendimentos 159 pessoas foram triadas para realizar a cirurgia de catarata e 126  para a cirurgia de pterígio (carne crescida). De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, estima-se que pelo menos 46 mil pessoas de Belém tenham catarata. O objetivo da campanha é diminuir este índice disponibilizando aos pacientes a cirurgia a laser de retirada da patologia.“Estamos trabalhando em forma de mutirão para atender o maior número de pacientes. A nossa meta é expandir a campanha para as outras Unidades Municipais de Saúde”, informou o titular da Sesma.
A Secretaria está montando um cronograma de atendimento nos outros bairros para atendimento a população com o mutirão de combate a catarata. Numa primeira etapa é feita uma triagem em todos os bairros da capital, de pessoas que apresentam a doença para direcionamento à cirurgia e ao tratamento da catarata. A triagem é realizada em pessoas com mais de 48 anos de idade, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Segundo dados de médicos especialistas do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), 30% da população acima de 48 anos apresentam problemas de catarata.
 Durante o mutirão também são realizadas palestras explicativas sobre a doença, além de exames clínicos para confirmação dos candidatos à cirurgia. O agendamento da operação é feito em seguida ao diagnóstico. Os interessados devem procurar uma das duas Unidades Municipais de Saúde, munidos de carteira de identidade, para serem orientados e atendidos pelos médicos oftalmologistas e após a avaliação, dar continuidade ao tratamento mediante a avaliação médica.
A Campanha de combate à catarata não tem previsão de término. A campanha se estenderá enquanto houver pessoas interessadas no tratamento, pois o objetivo é atender toda a demanda do município de Belém.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...