Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 28, 2011

Com novos servidores e investimento em infraestrutura CPC melhora atendimento

Os três primeiros meses da nova gestão do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves já contabilizam avanços significativos à instituição e à sociedade, com melhorias na infraestrutura e prestação dos serviços de medicina legal e criminalística, aquisição de equipamentos e nomeação de novos servidores.
Recentemente, por meio da Secretaria de Estado de Administração, o Governo do Estado do Pará nomeou 51 novos concursados do CPC, aprovados no concurso C120, dentre os quais 38 são peritos criminais e 13 médicos legistas. Com a chegada dos novos profissionais, o CPC ampliará o atendimento do Centro na Região Metropolitana de Belém e interior paraense.
Além da parte administrativa, o CPC trabalha na reforma da recepção do prédio, em Belém, que será ampliada e refrigerada para melhor receber os usuários, com previsão de entrega para o dia 15 de maio. O Centro ainda ampliou os consultórios médicos, para dar mais conforto aos usuários dos serviços do Instituto Médico Legal (IML). O próximo passo é reformar toda a parte laboratorial do Centro, fundamental para as perícias que necessitam de análises físicas, químicas e biológicas.
Instituto de Criminalística (IC) e IML começaram a utilizar, recentemente, 57 de 80 novos computadores adquiridos pelo órgão, que já foram instalados em setores emergenciais. O restante desse maquinário já foi encaminhado às Unidades Regionais, para também potencializar e dinamizar o trabalho pericial no interior paraense.
A instituição reformou viaturas antigas e alugou nova frota, com menor custo, para atender Belém e as unidades regionais. A unidade de Castanhal ganhou quatro novas viaturas, sendo duas pick-ups e outros dois de menor porte. Marabá recebeu dois carros, Parauapebas um e Bragança, um. As unidades de Santarém e Altamira receberão, ainda este mês, dois carros cada uma. Os veículos também serão utilizados tanto pelo IC quanto pelo IML nos municípios e cidades vizinhas às regionais.
Além da parte física e técnica, o Centro de Perícias também se preocupou com a parte tecnológica da instituição. Os peritos que atuam no isolamento e preservação de local de crime já utilizam as maletas de local, adquiridas por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Esse equipamento conta com o que existe de mais moderno em investigações que necessitam de busca e análise de vestígios deixados em locais de crime.
Ao reforçar seu compromisso com a sociedade paraense, o CPC RC já concluiu cerca de 900 laudos atrasados nesses quatro meses de gestão. Aproximadamente 200 deles encaminhados à Promotoria de Justiça e outros 300 à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data). Por meio de uma operação do CPC, peritos criminais finalizaram cerca de 400 laudos no interior do Estado, nas unidades regionais de Marabá e Santarém.
Nil Muniz - Ascom CPC Renato Chaves

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...