Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 28, 2011

Campanha de combate à hipertensão continua na Praça Batista Campos

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) continua nesta sexta-feira (29), das 8 às 11h30, com ações que alertam a população sobre os riscos da hipertensão arterial, doença silenciosa pode pode levar à morte caso não seja diagnosticada e tratada a tempo. As ações são alusivas ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial - 26 de Abril.
Nesta sexta, as ações serão realizadas no coreto central da Praça Batista Campos, incluindo aulas de alongamento, caminhada em torno da praça, apresentação de outros exercícios físicos e serviços de medição de pressão arterial, controle de peso e glicemia. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre o controle e a prevenção da doença, e enfatizar a importância e os benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde.
Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença causada pelo aumento na contração das paredes das artérias, para fazer o sangue circular, movimento que sobrecarrega órgãos vitais como coração, rins e cérebro. Por isso é importante o tratamento precoce, evitando entupimento das artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. Se uma pessoa estiver com a pressão arterial igual ou superior a 14 por 9, já é considerada hipertensa.
Segundo dados do Programa Nacional de Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia), do Ministério da Saúde, de janeiro de 1999 a abril de 2011 já são 162.716 os hipertensos no Pará, sendo 59.892 homens e 102.824 mulheres. No Brasil, só em 2010 os doentes passaram de 400 mil.
Edna Sidou – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...