Total de visualizações de página

sábado, abril 30, 2011

Comunidades do Guamá e Terra Firme ganham o primeiro Polo Pro-Paz nos Bairros


Um espaço abandonado, com quadras poliesportivas sem uso, uma piscina olímpica parada e uma área imensa sem qualquer utilidade. Era esse o cenário do Campus III da Universidade Federal do Pará no Guamá até dois meses atrás. Agora quem entra na área tem uma visão completamente diferente. Resultado de uma iniciativa do Governo do Estado, o espaço passou a abrigar, a partir deste sábado, 30, o primeiro polo do projeto Pró-Paz nos Bairros, destinado promover uma cultura de paz principalmente entre crianças e jovens que vivem em comunidades carentes.
O lançamento oficial do programa foi feito pelo governador Simão Jatene e pelos coordenadores do Grupo Gestor do Pró-Paz, Izabela Jatene e Simão Bastos. Secretários de Estado, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de senadores e deputados, também prestigiaram o evento. Na ocasião, foi lançado ainda o Pró-Paz Cidadania, que ofereceu ao público presente uma série de serviços gratuitos como cortes de cabelo, emissão de documentos e atendimento médico e odontológico.
O Polo Pró-Paz da UFPA atenderá as comunidades dos bairros da Terra Firme e do Guamá. O espaço conta com três quadras poliesportivas, duas quadras de areia, piscina, salas de aula e ambientes alternativos. Nele crianças, jovens e adultos na faixa etária entre 8 e 18 anos, vão participar de atividades que envolvem a música, dança, cultura e esporte. “Queremos oferecer aos jovens e crianças opções de lazer fora do horário da escola, evitando, dessa forma, que eles fiquem ociosos. Por isso decidimos adaptar esse espaço, que agora está adequado para recebê-los. Aqui eles vão poder brincar, aprender e crescer, a partir de uma formação cidadã, igualitária, e não marcada pelo abandono e pela violência”, disse Izabela Jatene.
Ainda segundo Izabela, o Polo Pró-Paz UFPA servirá como modelo para os mais dez que deverão ser implantados, ainda este ano, pelo Governo do Estado em outros bairros de Belém. “Daqui a dois meses lançaremos o próximo pólo, que será na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA”, garantiu.
Todas as atividades serão oferecidas aos participantes pelo governo, através de parcerias feitas com as Secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Educação (Seduc), Segurança Pública (Segup) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Profissionais destes órgãos serão cedidos para ministrarem cursos, palestras, aulas e outras atividades. “Esse programa não tinha qualquer chance de existir se fosse uma iniciativa só do governo. Para construirmos uma cultura de paz, precisamos do apoio e da união de todos. O Pró-Paz não é do estado, é da sociedade paraense que não se contenta e não se acomoda diante dos desafios”, enfatizou o governador.
Inscrições - Para participar do programa, é necessário que a criança ou o adolescente, resida em um dos dois bairros atendidos pelo Pró-Paz UFPA. Até a manhã deste sábado, 640 inscrições já haviam sido feitas e o número não parava de aumentar. Todos os uniformes distribuídos para quem já havia feito seu registro foram confeccionados pelos egressos do Sistema Penal do Pará que trabalham na Fábrica Esperança.
As atividades acontecerão de segunda a sexta, no horário de 8h as 18h. Aos finais de semana a programação será definida junto com a comunidade. A manutenção e a segurança do espaço serão de responsabilidade do próprio governo e da Universidade Federal do Pará.
Pólo surge como opção de lazer para
crianças de comunidades carentes
Mãe de Vitória, 8, e Vitor, 9 anos, a dona de casa Michele Melo terá uma preocupação a menos a partir de agora. “Nós moramos na beira da pista, na Perimetral, e lá eu não posso deixar meus filhos brincarem porque é muito perigoso. Agora é diferente, eles terão um espaço maravilhoso para brincarem”.
Michele estava tão entusiasmada com a criação do Polo Pró-Paz que foi a primeira pessoa a fazer a inscrição. “Meus filhos foram os primeiros inscritos no programa. Eu sempre sonhei com um espaço desses para eles e este sonho se tornou real”, afirmou. Para completar a alegria da dona de casa, os filhos receberam, das mãos do governador, o uniforme do programa.
Os Escoteiros do grupo Guoparque, do bairro do Guamá, também aguardavam pela nova opção de lazer. “Vamos poder fazer nossas práticas de escotismo aqui nesse lugar, que ficou perfeito. Esperamos acampar muito por aqui”, disse Rafael Pereira, líder do grupo.
Arte e dança – Após a inauguração, o governador fez questão de conhecer todos os espaços do Polo Pró-Paz e de questão de cumprimentar as pessoas que já fazem parte do programa. Meninos do grupo de dança “Soul File”, do bairro da Terra Firme, fizeram uma performance de Hip-Hop para o governador, que atpe tentou arriscar alguns passos, mas preferiu mesmo apreciar a habilidade dos jovens.
O grupo, que antes não dispunha de espaço para ensaiar as coreografias, a partir de agora terá o Polo Pro-Paz a sua disposição. “Tínhamos que ensaiar de qualquer jeito, na rua. Agora tudo vai ficar melhor, pois teremos um local para chamar de nosso”, disse Edson Souza. Jovens que praticam a arte da grafitagem também deram uma pequena mostra ao governador do trabalho que produzem.
Bruna Campos/Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...