Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 29, 2011

Sespa realiza em Breves o Dia D da campanha contra a gripe

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realiza neste sábado, 30, no munícipio de Breves, na ilha do Marajó, o "Dia D" da campanha de vacinação contra a gripe. Em todo o Estado, 4. 540 postos  de vacinação estarão abertos. Na capital paraense, 92 unidades vão estar disponíveis para a população.
Em Breves, uma cerimônia de abertura acontecerá a partir das 9h30 no Centro de Convivência dos Idosos, com a presença da coordenadora estadual de Imunização, Jaira Ataíde, além de autoridades estaduais e do munícipio. No local haverá, além da vacinação, dosagem de glicemia, verificação da pressão arterial, jogos, festa, dança e lanche para os idosos atendidos.
Segundo Jaira Ataíde, Breves foi escolhida para sediar o “Dia D” da campanha por concentrar as atenções da população do Marajó, que ainda está apresentando cobertura vacinal abaixo do esperado. “É uma forma do governo estadual se fazer presente e estar perto dessa população que precisa constantemente de atenção”. A edição de 2011 da campanha de vacinação contra a gripe apresenta uma novidade: além dos idosos e indígenas, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e profissionais da saúde.
Até 13 de maio, último dia da campanha, a meta no Estado é vacinar pelo menos 80% de um público formado por 992.972 pessoas. Dados do Ministério da Saúde informam que 1.085.320 milhão de doses foram disponibilizadas para os 4.540 postos de saúde no Pará. O público da campanha foi ampliado com base em estudos, que mostraram que as complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas, são mais comuns em idosos, crianças e gestantes. A vacina distribuída protege contra os três principais vírus que circulam, entre eles o da gripe A.
As crianças vão receber duas doses da vacina: a primeira será aplicada no período da campanha e a segunda 30 dias depois. Os demais grupos tomarão apenas uma vez. Em relação aos maiores de 60 anos, haverá a necessidade de atualizar a situação vacinal contra a difteria, tétano e febre amarela. A Sespa ressalta, ainda, que outros grupos, como crianças de 2 a 5 anos, doentes crônicos e adultos saudáveis de 20 a 39 anos, que receberam a vacina contra a gripe A no ano passado, não vão precisar se vacinar de novo porque já estão imunes.
Com relação aos profissionais de saúde, a Divisão de Imunização alerta, em nota, para a importância da vacina. “Trabalhador de Saúde  é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desse”. Assim, devem ser vacinados desde os profissionais que atuam na atenção básica até os que trabalham no controle sanitário de viajantes nos postos de entrada dos portos, aeroportos e fronteiras.
A Sespa ressalta que a vacinação contra gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática ou alergia ao ovo de galinha e derivados. A indicação do Ministério da Saúde é que as pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves adiem a vacina.
A secretaria também informa que, ao longo dos anos, as campanhas de vacinação contra a gripe vêm contribuindo para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Balanço preliminar publicado na seção ‘vacinômetro’ do site http://pni.datasus.gov.br,  com base nos dados informados pelos municípios paraenses, aponta que o Estado conseguiu vacinar 11.471 nos quatro primeiros dias da campanha, iniciada no último dia 25.
Serviço: A cerimônia do “Dia D” da campanha de vacinação contra gripe realizado pelo Governo do Estado acontece às 9h30 deste sábado, 30, em Breves, no Centro de Convivência dos Idosos, rua Angelo  Fernandes, ao lado da Escola Maria de Lurdes.
Mozart Lira - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...