Total de visualizações de página

sábado, abril 30, 2011

Governador inaugura primeiro pólo do Pró-Paz nos Bairros


Entra em funcionamento neste sábado, 30, o primeiro pólo do programa Pró-Paz nos Bairros, uma das principais ações do governo do Estado que, a partir da implantação de uma cultura de paz, busca garantir a redução dos índices de criminalidade e levar maior segurança à população. A inauguração do espaço acontece no campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), às 9 horas, com a presença do governador Simão Jatene, do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e da coordenadora do programa, Izabela Jatene.
O bairro do Guamá foi escolhido para abrigar o primeiro pólo do Pró-Paz nos Bairros por ser um dos mais populosos da capital e ter alguns dos mais graves índices de violência. O programa foi criado no primeiro governo de Simão Jatene (2003 a 2006), para oportunizar a articulação de políticas públicas por meio da disseminação de uma cultura de paz e o combate à violência.
O pólo funcionará na área do projeto Riacho Doce, desenvolvido pela Universidade e que hoje atende cerca de 300 crianças, com uma proposta acadêmico-social de ação complementar à atividade escolar, feita pelo Departamento de Educação Física do Centro de Educação da UFPA. A área construída, que passou por reformas, dispõe de quadra poliesportiva, piscina, salas para atividades artísticas, como dança, e para leitura, informática e projeção, além de quiosques.
No Guamá, o Pró-Paz atenderá cerca de mil crianças e adolescentes com atividades de complementação escolar, esportivas, culturais, de lazer e multidisciplinares, em três turnos, com previsão de início das atividades já na primeira quinzena de abril. A meta do governo é instalar em Belém, até o fim deste ano, dez pólos do programa.
Para o governador Simão Jatene, a repressão não é a única ferramenta para diminuir os índices de violência no Estado. Ele considera o trabalho preventivo primordial nesse processo. "Não é possível trabalhar só com o braço da repressão, é preciso fazer a prevenção. O Pró-Paz é um belo exemplo desse trabalho preventivo”, disse, por ocasião de uma visita ao local onde ficará o primeiro pólo do programa, em fevereiro deste ano.
Izabela Jatene informa que o espaço também servirá como um campo de estágio para estudantes da UFPA. "Ele se torna um grande ponto de estágio para a comunidade acadêmica. Além de atuarmos na prevenção, com atividades de fortalecimento dessa comunidade, vamos ampliar esse espaço de extensão da Universidade, numa parceria com o governo do Estado", explicou.
Por ocasião da inauguração do pólo será organizado o Pró-Paz Cidadania, com ações voltadas para a emissão de documentos, serviços de saúde, doação de sangue e palestras educativas, entre outros.

Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...