Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 29, 2011

Hospital Abelardo Santos realiza ação na orla do Cruzeiro

Com o objetivo de alertar a comunidade do distrito de Icoaraci sobre o combate a Hipertensão Arterial e incentivar a reflexão sobre os cuidados com a saúde, o Hospital Regional Abelardo Santos realizou uma série de atividades na orla da praia do Cruzeiro.
Durante a manhã desta sexta-feira, 29, foi montada uma estrutura com tendas e mesas, onde profissionais do hospital e estudantes da área de saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade da Amazônia (Unama) atuaram no atendimento ao público, em ações como orientação nutricional, incentivo à prática esportiva, medição da pressão arterial e da glicemia. De acordo com Vera Cecim, diretora do Abelardo Santos, a atividade na orla do Cruzeiro marca o fim de uma série de atividades realizadas pelo hospital desde o dia 26 de abril, tido como o dia Nacional de Combate a Hipertensão.
Segundo ela, só nos últimos quatro dias de ação foram atendidas 400 pessoas com mais de 60 anos. “Pelo menos três deles estavam com a pressão altíssima. Encaminhei logo para a urgência, pois poderiam evoluir para um quadro mais grave”, relembra Vera. “Por ser uma doença crônica, exige tratamento contínuo através do uso de medicamentos, desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, controle da alimentação e do peso, e redução ou extinção do uso de sódio, o popular sal.
Em pronunciamento aos usuários durante as atividades na orla, Vera alertava para quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como colesterol elevado, tabagismo e estresse. “Essa pessoa deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso”, disse.
Ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.
Mozart Lira – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...