Total de visualizações de página

sábado, abril 30, 2011

Sespa e Sebrae incentivarão cultivo de hortaliças na Região Metropolitana

O secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, assinou nesta sexta-feira (29) uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), a fim de viabilizar o Projeto Hortaliças na Região Metropolitana de Belém, lançado em março deste ano. O documento, denominado “Acordo de Resultados”, integra um pacto firmado entre vários parceiros do projeto, o qual prevê ações até 2013, como identificação específica de pragas e doenças, utilização racional da produção, fomento ao cultivo protegido e à irrigação, e regularização fundiária.
O objetivo é incentivar a busca da qualidade no plantio das hortaliças, para aumentar a comercialização e gerar renda para produtores dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, contemplados na primeira etapa do projeto.
Segundo Tadeu Jorge Penalber, engenheiro agrônomo e assessor da Diretoria Operacional da Sespa, para obter um produto de qualidade é essencial a boa prática agrícola no uso de agrotóxicos, de sementes melhoradas e utilização racional da água e do solo.
“O projeto envolve ações importantes neste processo. No entanto, este acordo promove todo um trabalho educativo para se ter qualidade no plantio e colheita destas hortaliças. Isto resgata hábitos regionais das hortaliças, até mesmo em função das riquezas nutricionais que elas possuem”, ressaltou Penalber.
Reflexos - A Sespa será uma das integrantes das ações pós-colheita, na capacitação dos técnicos e na elaboração de material educativo. O secretário Hélio Franco disse que a iniciativa refletirá positivamente na saúde, ao aumentar o consumo de hortaliças. “O projeto traz boas perspectivas, pois atuará como um incentivo ao consumo de hortaliças, gerando hábitos alimentares mais saudáveis”, explicou Franco.
Para Cristiane Juarez, gestora do Projeto Hortaliças na Região Metropolitana de Belém, a parceria com a Sespa é fundamental, pois sela um compromisso na busca pelos resultados esperados. “Esta parceria traz consistência ao projeto, uma vez que a Sespa entra com ações educativas, tanto na produção das hortaliças quanto após a colheita”, afirmou Cristiane.
O projeto “Acordo de Resultados” já foi assinado por outras instituições, que exercerão suas ações de acordo com áreas específicas. As hortaliças também serão oferecidas como merenda nas escolas dos municípios já contemplados.
Edna Sidou – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...