Niterói é a cidade com a maior diferença entre
pessoas do sexo feminino e masculino
Sérgio Vieira, do R7
MARIO ÂNGELO/AE
A diferença entre o número de homens e mulheres no Estado do Rio de Janeiro continua aumentando. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o Estado do Rio de Janeiro conta com 91 homens para cada cem mulheres.
No geral, a população do Estado do Rio de Janeiro cresceu 11% entre os anos 2000 e 2010, 14.670.083 para 15.989.929 no Censo do ano 2010. Na capital fluminense, o número de habitantes passou de 5.851.914 para 6.320.446, crescimento de 8%.
Entre as mais de 90 cidades do Estado, Niterói é o município com a maior diferença entre a quantidade de homens e mulheres, com 86 homens para cada cem mulheres, seguindo de Nilópolis, na Baixada Fluminense, com 87 homens para cada cem mulheres e o Rio de Janeiro, com 88 homens para cada cem mulheres.
De acordo com Eduardo Pereira Nunes, presidente do IBGE, estatisticamente, nascem mais homens que mulheres, mas devido às altas taxas de mortes violentas que acometem os homens, a partir de uma certa idade, a proporção se inverte, atingindo um pico nítido entre os 24 e 29 anos.
- Nascem mais homens do que mulheres. A natureza é sabia: começa colocando mais homens do que mulheres. Mas a mortalidade entre os homens, mesmo a natural, é maior do que entre as mulheres. Por isso a expectativa da mulher brasileira em relação ao homem brasileiro chega a ser maior do que seis anos. Contribui pra essa distancia o fato de que no caso brasileiro há a violência nos grandes centros urbanos, inclusive associadaao transito, e que afeta majoritariamente os jovens do sexo masculino em relação as mulheres e isso nas grandes cidades, principalmente em SP e no RJ isso tem um impacto mais forte.
Apesar da maioria das cidades fluminenses contarem com mais mulheres do que homens, há cinco municípios com mais homens: Sumidouro, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Carapebus e Silva Jardim, com média de 105 homens para cada cem mulheres.
O IBGE atualizou os dados do Censo 2010 e mostrou nesta sexta-feira (29) que a população do Brasil é de 190.755.799, 23.100 a mais do que o dado divulgado em novembro do ano passado. Em comparação com o Censo de 2000, houve um aumento de 12,3%.
Segundo dados apurados no Questionário do Universo do Censo 2010, a população brasileira cresceu quase 20 vezes em 138 anos, quando foi realizado o primeiro levantamento. A pesquisa apresenta um detalhamento dos dados apurados pelo Censo realizado no ano passado pelo instituto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário