Total de visualizações de página

sábado, abril 30, 2011

Supermercados vão fechar no Dia do Trabalho

 (Foto: Keilon Feio)
Na manhã de ontem, o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Supermercados, Shopping Center e Mini-Box e do Comércio Atacadista, Varejista de Gêneros Alimentícios do Município de Belém e Ananindeua (Sintcvapa) e a Federação dos Trabalhadores do Comércio do Pará e Amapá (Fetracom PA/AP) se reuniram no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT8) com o Sindicato das Empresas do Comércio de Supermercados e Autosserviços do Estado do Pará para tentar uma conciliação sobre o funcionamento dos supermercados durante os feriados.
Sem sucesso na tentativa de acordo, os supermercados da grande Belém e do município de Ananindeua terão que ficar de portas fechadas no domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador. Com a decisão que saiu ontem, somente as quatro lojas 24h (Batista Campos, Doca, Pedreira e Augusto Montenegro) dos supermercados Líder, em Belém, poderão abrir as portas, pois o grupo possui acordo fechado com o sindicato dos trabalhadores.
“Com esse acordo, os trabalhadores das lojas 24h trabalham 6h por dia, ganhando 130% em cima do salário e com direito a folga. É uma condição muito vantajosa, mas que o sindicato patronal não quis aceitar para os demais”, destaca Antônio Caetano de Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Supermercados. O acordo foi feito após uma Assembleia Geral com cerca de 500 trabalhadores do grupo que aprovaram a proposta.
LIMINAR: De acordo com a vice-presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury, por tratar-se de feriado, somente aqueles estabelecimentos que selarem acordos com a categoria profissional estão autorizados por lei a funcionar. A liminar foi concedida pela juíza da 13ª Vara Trabalhista de Belém, Ida Selene Braga. Apesar da decisão, o presidente da Fetracom PA/AP, José Francisco Pereira, destacou que a federação, o sindicato e a categoria irão ficar em alerta.
“Eles podem tentar recorrer e nós já estamos atentos a isso, vamos ficar de olho nos supermercados e fiscalizar. Se eles abrirem vamos fechar. Eles descumpriram no ano passado, acreditamos que podem insistir esse ano. Mas eu espero que respeitem e não abram sem autorização como fizeram no último feriado da Semana Santa”, garantiu.
Ainda segundo ele, haverá uma manifestação dos trabalhadores alusiva ao Dia do Trabalhador, às 8h, na Praça do Operário. O presidente do Sindicato dos Supermercados do Pará, Fernando Brito, informou que a classe não irá recorrer. “Nós vamos acatar a decisão. Os supermercados ficarão fechados e no Dia do Trabalhador ninguém irá trabalhar. Independente da liminar fizemos uma assembleia e já estava decidido que os supermercados não iriam abrir por não ter interesse das empresas para isso”.
 (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...