Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 28, 2011

CULTURA: Acompanhe o que vai acontecer no final de semana

Cantores em Cena homenageiam
 Waldemar Henrique
O Grupo Cantores em Cena realizará recital em homenagem ao saudoso Maestro Waldemar Henrique nesta quinta-feira, 28, na Sala Ettore Bósio, do Conservatório Carlos Gomes. "Foi Boto Sinhá", "Tamba-Tajá", "Curupira", "Boi-Bumbá", "Matinta Perera" e "Uirapuru" são algumas das pérolas que poderão ser ouvidas nas vozes de Madalena Jorge Aliverti, Thaina Souza, Maurício Américo, Diogo Monteiro e Severo Almeida, com a participação especial de Leandra Vital, ao piano. O evento começará às 18h. Entrada Franca.
Espetáculo com Antonio
 Nóbrega, no Teatro Gasômetro
Para lançar o edital 2011-2013, o projeto Itaú Cultural - Rumos Educação, Cultura e Arte apresenta, nesta quinta-feira, 28 de abril, a aula-espetáculo Mátria, uma outra linha de tempo cultural, com o dançarino e músico Antonio Nóbrega. O lançamento do edital acontece no Teatro Gasômetro, às 20h, no Parque da Residência. Durante o evento, serão divulgados os procedimentos de inscrição para a terceira edição do programa Itaú Cultural. A aula-espetáculo é composta de canções, danças e peças instrumentais entremeadas por considerações sobre uma linha de tempo cultural brasileira, de prevalência não européia e de extração popular.
Serviço:
Projeto Rumos Educação, Cultura e Arte
Teatro Gasômetro. Quinta, 28, às 20h. Aula-espetáculo com Antonio Nóbrega.
Entrada franca. Ingressos distribuídos com 1h de antecedência.
Bernardo Miranda faz show na Estação das Docas
O cantor e compositor Bernardo Miranda faz show voz e violão no almoço de domingo (1º de maio) na Estação das Docas. Ele é da Vanguarda no Movimento Black Music dentro e fora do Estado do Pará, sendo premiado em vários festivais, como melhor interprete e compositor.
Bernardo participou do Magic Fest Uberlândia-MG em 2005, onde ganhou o primeiro lugar com a canção “Aventureiro” e também o Music Luanda in Black, em que ganhou o 1º Lugar como melhor intérprete em 2006, com a canção Outono, de Jorge Santana e Bernardo Miranda.
Com um repertório vasto que passeia por grandes sucessos nacionais e internacionais, a qualidade é intrínseca ao seu trabalho. Deixando seus ouvintes sempre satisfeitos pela boa música e pelo carisma deste artista que é um dos grandes nomes na constelação de estrelas paraenses.
Isa Arnour - Ascom OS Pará 2000
Teatro de rua entra em cena na Estação das Docas
O Projeto Por do Sol, da Estação das Docas, apresenta neste domingo (1º de maio), a partir de 17 horas, o espetáculo teatral “Exercício número II – Bufo e Zitinha” com piadas tradicionais de circo, manipulação de bonecos, teatro e músicas que fazem parte do teatro de rua.
O espetáculo começa quando os dois palhaços se encontram e Zitinha diz que vai se apresentar ali naquele lugar. Bufo não gosta nada da ideia já que também veio para se apresentar. Eles decidem então fazer uma pequena disputa e deixar o público decidir quem vai apresentar seu espetáculo. Essa disputa é, na verdade, uma desculpa, para os dois palhaços armarem suas confusões para aparecerem.
“Encenamos usando a linguagem clown, dos palhaços, com números tradicionais de circo, sempre dialogando com a plateia”, conta Johnny Russel, que faz o personagem Bufo. O espetáculo que tem duração em média de 40 minutos promete encantar a platéia com números de ilusionismo e outras surpresas.
Serviço:
Exercício número II – Bufo e Zitinha
Data: 01/05/2011 - Domingo
Hora: a partir das 17 horas
Local: Anfiteatro São Pedro Nolasco da Estação das Docas – Av. Boulevard Castilho França, s/n. Campina, Belém-PA

Isa Arnour - Ascom OS Pará 2000

Viva o Choro no Teatro Gasômetro
  Há 130 anos a fusão de ritmos europeus e afro-brasileiros fez nascer um novo gênero musical, o choro, música de tom sentimental, melancólico, mas que apesar do nome tem um ritmo alegre e muitas vezes improvisado. Inspirado nele é que um dos maiores "chorões" de Belém, o músico instrumentista Yuri Guedelha promove há alguns anos o show “Viva o Choro”, em homenagem ao dia dedicado nacionalmente a esse estilo que tem a cara do Brasil.
Este ano o Teatro Estação Gasômetro, do Parque da Residência, será o palco do show, que acontece nesta sexta-feira, 29, às 20h. O Dia Nacional do Choro é celebrado em 23 de abril, mesmo dia em que o maior expoente do gênero faz aniversário: mestre Pixinguinha. O show com Yuri Guedelha e o grupo Sarau Brasil contará com mais de dez participações especiais, entre elas o grupo Charme no Choro, Biratan Porto, Adamor do Bandolim e outros nomes que ajudam a manter viva a tradição do choro no estado.
O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e sua execução requer muita destreza. O Pará, mais especificamente a capital, Belém, vive um momento intenso, quem mostra a consolidação de uma cena voltada especificamente para o gênero, que mobiliza dezenas de músicos nas tradicionais rodas de choro. O Bar do Gilson é o principal reduto desses músicos e há mais 30 anos reúne, aos finais de semana, os melhores instrumentistas locais.
 Serviço: Show "Viva o Choro", com Yuri Guedelha. Dia 29 de abril (sexta-feira), às 20h, no Teatro Gasômetro. Ingresso na bilheteria do teatro.

Taynah Meira - Ascom Pará 2000
IAP leva dança para as ruas
no Dia Internacional da Dança
O Instituto de Artes do Pará comemora o Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29 de abril, com um programa itinerante de Dança de Rua que terá como atrações os grupos Revolução das Ruas e Estilo de Belém. As apresentações acontecerão a partir das 10h, nos seguintes locais: Solar da Beira, Teatro Waldemar Henrique, Varanda do IAP e Praça do CAN.
As performances continuam a partir das 18h, no Shopping Boulevard, com apresentação das escolas de dança Clara Pinto, Cia experimental de Dança Waldete Brito, Ballary Grupo de Dança, Centro de Dança Ana Unger, Cia de Dança Edith Marques, Cia Marina Benarrás, Cia. Thiganá, Cia. Moderno de Dança, Cia. Tribus Ballet Teatro, Cia. Lana Santos de Dança de Salão, Grupo de Hip Hop Estilo de Belém, Cia. de Dança Arte em Movimento, Cia. de Dança Roda Vida.
Concurso de bolsas do
 IAP tem recorde de inscrições
Foram 141 projetos apresentados.Um número recorde de inscritos para o Concurso de Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação do Instituto de Artes do Pará, que encerrou nesta quinta-feira, 28, o prazo para recebimento dos trabalhos. Esse número ainda deve aumentar, já que ainda faltam ser computados os trabalhos inscritos pelos artistas de outros municípios, através dos Correios. O presidente do IAP, Heitor Pinheiro, credita o grande número de projetos apresentados ao trabalho de valorização do artista paraense através das diversas ações desenvolvidas pelo IAP. O cadastro cultural do Estado, que o Instituto desenvolve, tem recebido total apoio da classe artística.  O Concurso de Bolsas do IAP já contemplou profissionais que hoje sao destaque no cenário regional e nacional como Cássio Tavernard, Roberta Carvalho, Eduardo Kalif, Andrei Miralha, Valdete Brito, Miguel Santa Brígida, Albery, Ursula Vidal, Maria Christina e muitos outros.


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...