Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 29, 2011

Campanha contra febre aftosa no Pará começa dia 1º de maio

A primeira etapa da Campanha de Combate à Febre Aftosa no Pará de 2011 será lançada neste domingo, 1, pelo governador Simão Jatene, no Parque de Exposições do Entroncamento, em Belém. O lançamento contará com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Mário Moreira, e do diretor de Programas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Enio Marques.
A programação começa às 10 horas com a vacinação de um boi, marcando o início simbólico da campanha deste ano, que vai de 1º a 31 de maio em todo o estado, à exceção da região do Marajó. O objetivo é tornar todo o Estado área livre da febre aftosa e garantir  o acesso da carne bovina paraense no mercado internacional.
Atualmente somente a área I, que compreende 44 municípios do Centro-Sul do estado, é considerada livre da aftosa, com reconhecimento da Organização Internacional de Epzootias (OIE). As áreas II, que corresponde ao Nordeste, e III, que compreende o Baixo Amazonas e Marajó, têm classificação de médio risco para a doença. O rebanho paraense é o 5º maior do país, com cerca de 18,8 milhões cabeças, entre bovinos e bubalinos.
Marajó – A área do Marajó terá pela primeira vez, neste ano, etapa única de vacinação, que vai de 15 de agosto a 30 de setembro. A etapa diferenciada na região se deve ao fato de que nesta época os campos estão alagados, o que dificulta o trabalho dos vacinadores. O rebanho marajoara hoje é composto por 512.550 cabeças de bovinos e bubalinos.
De Belém, o diretor da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, Enio Marques, seguirá no domingo para Soure, no Marajó, em companhia do Secretário de Agricultura Hildegardo Nunes. O roteiro inclui visita às diversas queijarias do município, para conhecer o processo de produção do queijo do Marajó. A Sagri está pleiteando junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a legalização para comercializar o queijo marajoara e o reconhecimento de indicação geográfica para o produto. 
Leni Sampaio - Ascom/Sagri

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...