Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 29, 2011

Sociedade Brasileira de Urologia presta atendimento gratuito a homens de Belém

Por Renata Reis (Ascom / Sesma) Fotos: Alzyr Quaresma

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um em cada seis homens vai possuir câncer de próstata e o diagnóstico precoce da doença diminui a mortalidade em 90% dos casos. Para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da sua saúde e do diagnóstico precoce dessa e de outras doenças, a SBU desenvolveu o Movimento pela Saúde Masculina.
A Unidade Saúde Móvel, uma carreta de 52m completamente equipada e adaptada para atender a população, já passou por 27 cidades em todo o Brasil e entre os dias 27 e 30 de abril atende em Belém, através de uma parceria firmada com a Referência Técnica da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), levando aos homens da capital variados serviços de saúde.
Cerca de 120 pacientes são atendidos  por dia na Unidade Móvel. Para o projeto, a Sesma disponibilizou vários profissionais de saúde, como enfermeiros que realizam o primeiro atendimento, com aferição de pressão arterial, peso e o preenchimento de um questionário. A carreta possui três consultórios, onde uma equipe de médicos urologistas realiza os atendimentos, além de uma sala de exames de triagem e sala de espera.
No consultório os urologistas realizam exames físicos, instruções educativas e orientam os homens a procurar o atendimento necessário, com a continuidade do programa de saúde nas Unidades Básicas. Segundo Margarida Drago, coordenadora da Referência Técnica em Saúde do Homem, para a continuidade dos procedimentos, a Sesma firmou parceria com uma clínica especializada, que realizará ultrassonografia de próstata e avaliação cirúrgica do paciente, realizando 40 atendimentos por semana, nas segundas e quartas-feiras. Também serão realizados exames como o PSA (Antígeno Prostageno), atendendo a toda a demanda reprimida da população. As unidades básicas também realizam o trabalho de prevenção e conscientização da saúde do homem, afirma Margarida.
Além do câncer de próstata, outras doenças como a disfunção erétil, que atinge 40% da população masculina do Brasil e a andropausa, que acomete os homens entre 50 e 60 anos, são esclarecidas no atendimento da Unidade Móvel. São doenças que podem facilmente ser diagnosticadas precocemente e têm tratamento. A Unidade Móvel da SBU já atendeu mais de 11 mil homens nas 27 cidades brasileiras detectadas e pretende atender 480 homens em Belém.A carreta do Movimento pela Saúde Masculina estará em Belém até este sábado (30), e está estacionada na Praça da República, ao lado do Teatro da Paz, prestando atendimento no horário de 13h às 17h.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...